3 passos para atingir a excelência no atendimento ao cliente

Gestão e Marketing
09/mai/2018

Com técnicas simples e uma postura diferente é possível transformar a relação farmácia-clientes


É difícil definir a área mais importante de uma farmácia de manipulação, já que uma sempre depende do bom desempenho da outra. A fim de oferecer um serviço qualificado e impressionar o cliente, o atendimento é o primeiro passo, por isso esse processo deve receber um carinho especial por parte do gestor e de toda a equipe envolvida.

Existem estabelecimentos que são reconhecidos pelo seu atendimento. Esse bom aspecto se torna parte da identidade do lugar, uma espécie de “marca registrada”, por isso vale a pena investir em estabelecer essa característica na sua farmácia. Fazer essa otimização passa por mudar a abordagem da equipe e aderir a técnicas virtuais para expandir os canais de contato.

A Consulfarma preparou um conteúdo diferenciado para ajudar farmácias a impulsionar suas vendas através do atendimento. Confira nossas dicas e perceba as diferenças:

1.      Treinamento dos colaboradores

Antes de partir para o meio virtual, pensemos no atendimento no ponto de venda. A loja deve contar com colaboradores atenciosos e bem treinados para receber os clientes e resolver tudo que for proposto.

As propostas de treinamento podem abranger técnicas para melhorar o relacionamento da equipe entre si e com os visitantes, boas maneiras, roteiros com a abordagem correta, métodos para se tornar mais prestativo, educação e conteúdo sobre os produtos comercializados pela farmácia. O domínio das informações e a certeza de que as dúvidas e demandas do cliente serão resolvidas são fundamentais para que o cliente saia satisfeito da farmácia.

Os treinamentos podem ser feitos internamente, mas convidados especiais, palestras e participação em eventos vão trazer experiências novas e agregar conhecimentos mais aprofundados para o dia a dia de balcão.

2.      Atendimento multicanais

Uma alternativa que aumenta a entrada de receitas e facilita a relação com os clientes é abrir canais de contato que fujam da normalidade no ponto de venda. Muitas farmácias já recebem pedidos e receitas pelo WhatsApp, por exemplo, mas há a chance de se aproveitar do app mensageiro, redes sociais, blogs, e-mails e afins para padronizar o atendimento e expandir a gama de clientes.

Quando já está estabelecida a identidade da sua empresa, com logotipo, políticas e serviços oferecidos, é hora de ingressar na internet e ganhar território. Além disso, as farmácias precisam se adaptar ao que a população em geral faz hoje, que é comprar de casa, on-line. Hoje os e-commerces do setor magistral ainda estão evoluindo e possuem algumas limitações, mas o fluxo de orçamentos, pedidos, notas fiscais e receitas pode ser feito pela internet.

A palavra que define essa prática é “comodidade”. É preciso ir até onde os consumidores estão, oferecer-lhes suporte e atender bem como se fosse pessoalmente. No final das contas, sua farmácia será lembrada pela agilidade e prontidão para atender, além, é claro, pela qualidade dos produtos.

3.      Endomarketing

Essa prática é benéfica para as farmácias por trabalhar diretamente a experiência da equipe. Quando existem políticas de incentivo dentro da empresa, com ações que visam dar valor a tudo que envolve a marca, o ambiente se torna mais propício para trabalhar e os colaboradores têm uma produtividade maior, o que influencia no atendimento.

Dentre as técnicas de endomarketing, há muito o que pode ser feito: palestras, treinamentos, incentivos e até publicações sobre a farmácia direcionadas aos funcionários. Os conteúdos podem tratar de inovações tecnológicas, detalhamento de insumos fundamentais, desenvolvimento da farmácia (dados, mostras do crescimento) e até depoimentos dos clientes. O importante é criar essas estratégias pensando no público interno.

Se o atendimento da sua farmácia deixa a desejar, já passou da hora de mudar a abordagem e melhorar essa área tão importante. Para a sua felicidade, o 13ºCongresso Consulfarma vai debater o tema com a participação de autoridades no assunto, como Fábio de Matos, Wagner Ferrarezi e Guilherme Sarao durante o Simpósio de Excelência em Atendimento – Sua farmácia captando mais receitas com menor número de orçamentos rejeitados.

Chegou a hora de ser referência em sua cidade e ganhar cada vez mais clientes fiéis. Não deixe passar essa oportunidade que vale ouro para evoluir.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp