A sua farmácia vai pagar por não ler esse artigo

Gestão e Marketing
12/abr/2018

A ideia errônea de que não investir gera economia pode ser a responsável por afundar o seu negócio


Você já parou para pensar que, em meio a disputa por espaço no mercado, não investir em algo importante não é uma economia, mas sim um prejuízo? Controlar o caixa e manter as finanças em dia é um desafio, mas outra tarefa difícil é identificar as oportunidades de investimento para a farmácia, saber quando gastar com uma nova tecnologia, expandir a equipe ou aderir a uma nova prática. Saiba que deixar de ganhar é também uma forma de perder.

Dúvida? Observe.

Para provar esse ponto, basta imaginar o seguinte cenário: duas farmácias magistrais equivalentes em tamanho, tradição, fluxo de caixa e qualidade dos colaboradores disputam lugar no mercado. O marketing digital, não só no setor farmacêutico, passou a ser uma obrigação devido aos ganhos que ele traz quando suas estratégias são bem executadas. Um dos gestores opta por investir, enquanto o outro prefere segurar o dinheiro e se manter como está. Quem sai ganhando? Mesmo que a quantia gasta seja grande, o que decidiu fazer o investimento saiu ganhando.

No exemplo citado acima, gastar significa inovar e crescer, expandir a gama de clientes e facilitar a divulgação da marca. Não tomar as melhores decisões para a sua farmácia pode representar a perda da competitividade no mercado, o que no futuro pode significar uma equipe descontente, um líder frustrado e o fechamento da farmácia.

Quer vender mais?

Quando falamos do sucesso de uma farmácia de manipulação, uma prática se destaca e fica acima de todas: a visitação médica. Não, se você não visita, não vai falir. Visitar não é um fator decisivo para a sobrevivência do negócio, mas para levar a empresa a outro nível, é nisso que o gestor deve investir.

Fazer visitação não barato. É necessário ter um visitador que domine o conteúdo e seja treinado para ter contato com os prescritores, preparação de um material dedicado às visitas, produtos diferenciados e arcar com as despesas de deslocamento. Esse é o básico, mas se tudo for feito de forma satisfatória, os ganhos são muitos, já que a demanda passa a chegar diretamente dos médicos. As parcerias e credibilidade conquistadas pagam o investimento e, certamente, deixam o concorrente para trás.

Treinar a equipe faz diferença? Faz, e como!

Muito do sucesso da sua farmácia passa pelo atendimento ao cliente, por isso é preciso capacitar a equipe de todas as formas possíveis. Tudo é passível de treinamento: atendimento no balcão, organização do estoque, novos insumos e fórmulas, mudanças nas políticas da farmácia e novos softwares e plataformas.

Isso não serve apenas para preparar a equipe para os novos desafios, mas também como forma de motivação para um ambiente de trabalho melhor e a sensação de ser parte importante do negócio. As formas de treino são diversas, incluindo cursos de educação à distância, ida a congressos, palestras com personalidades marcantes e reuniões internas.

Por outro lado, não treinar os colaboradores dificulta os processos internos, cria ruídos na comunicação entre os membros, deixa de agregar conteúdo e conhecimento e ainda prejudica o cliente. Não treinar também custa, e é bastante.

Ainda não está nas redes sociais? Você está (muito) atrasado.

Esse é o básico do básico. Criar uma rede social, como Facebook ou Instagram, é gratuito e traz somente benefícios. No caso das farmácias magistrais, devido à equipe mais reduzida, nem sempre trazer um especialista para cuidar disso internamente vale a pena, mas sim contratar um serviço de assessoria digital. Ao terceirizar o serviço, o gestor deixa nas mãos de profissionais capacitados a sua imagem virtual, e isso requer investimento.

Impulsionar posts, criar eventos, divulgar artigos científicos, manter um blog e interagir com o público são ações indispensáveis para a divulgação de uma empresa nesse ramo, então planeje tal investimento. Basta lembrar que um dos primeiros reflexos de um cliente em busca de um produto ou serviço é “googlar” possíveis fornecedores. Não estar na internet te esconde e, nos dias de hoje, te leva ao anonimato. Pense nisso.

Não sabe fazer tudo isso sozinho? A gente te ajuda!

A Consulfarma busca auxiliar gestores e equipes de farmácias magistrais de todos os tamanhos a crescer no mercado. Há espaço para todos, cada um com a sua parcela de clientes, mas não custa nada querer um pouco mais. Na verdade, custa sim, e desde que haja planejamento, investir deixa de trazer insegurança. Em todos os exemplos dados acima, temos a solução ideal para o seu negócio, desde a visitação médica, passando pelos treinamentos (EAD, congressos, eventos e coaching), até as mídias digitais.

Conheça os nossos serviços e se surpreenda com o espaço aberto para o seu crescimento. Faça a reflexão: quanto custa não investir? Depois da conclusão, estaremos esperando seu contato.

 

Leonardo Carreira

Diretor Administrativo - Consulfarma

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp