Absorção Sinovial e Sistêmica do Diclofenaco de Sódio a 4%: Um Estudo Clínico e Randomizado

Estudos Científicos
30/nov/2016


O objetivo deste estudo conduzido por Efe et al. (2013) foi avaliar a eficácia e absorção sistêmica e sinovial do diclofenaco após a aplicação em pacientes com osteoartrite do joelho.

Trinta e nove pacientes foram randomizados para receberem a seguinte posologia: spray de diclofenaco de sódio a 4%, 2 vezes ao dia ou o mesmo spray, 3 vezes ao dia. Após 8 horas da última aplicação, foi avaliada a concentração do diclofenaco no tecido sinovial e o grau de absorção sistêmica desse anti-inflamatório. A concentração média do diclofenaco foi aproximadamente 10 a 20 vezes maior no tecido sinovial (36,2 e 42,8 ng/g no grupo 1 e 2, respectivamente) que no fluido sinovial (2,6 a 2,8 ng/mL no grupo 1 e 2, respectivamente) ou plasma (3,9 e 4,1 ng/mL no grupo 1 e 2, respectivamente). Não foram observados efeitos adversos nos dois grupos e as reações cutâneas foram limitadas.

O diclofenaco de sódio a 4% em spray apresentou significativa absorção no tecido-alvo com mínimo de absorção sistêmica. As concentrações não foram doses dependentes e a aplicação foi bem tolerada em 97,4% dos pacientes. A aplicação tópica de diclofenaco deve ser considerada uma alternativa valiosa a terapia sistêmica em pacientes com osteoartrite do joelho em estágio inicial.



Diclofenaco a 4% em Spray

Diclofenaco sódico _____________ 4,0 % 

Embalagem Spray 100 mL________ 1 UN

Aplicar na região afetada 2 ou 3 vezes ao dia ou conforme orientação médica.


Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp