Armazenamento de Formulações Tópicas Contendo Hidroquinona

Ativos
07/ago/2017

Departamento Científico da Consulfarma responde


As formulações tópicas contendo hidroquinona podem ser armazenadas fora da geladeira?

A necessidade de conservação de formulações de hidroquinona em geladeira está relacionada com a sua estabilidade e oxidação; deste modo, para garantir uma melhor conservação e eficácia das formulações com hidroquinona recomenda-se o armazenamento em geladeira, bem como a utilização de agentes antioxidantes na formulação.

Porém, um estudo conduzido por Frasson e Canssique (2008) publicado no periódico Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada demonstrou que, em base aniônica e com a adição de bissulfito de sódio 0,25% e BHT 0,02%, a formulação de hidroquinona ficou estável durante o período de três meses em temperatura ambiente.

Conforme estudos anteriores, a base aniônica é uma excelente base para incorporação de hidroquinona e os agentes antioxidantes mais efetivos foram associações de bissulfito/metabissulfito de sódio, BHT, vitamina E e/ou vitamina C. No estudo citado, observou-se que o uso de bissulfito de sódio 0,25% com BHT 0,02% manteve a formulação estável durante o período de três meses em temperatura ambiente.

Autor(a)

Letícia Oliveira
Letícia Oliveira
Farmacêutica Consultora Técnica Consulfarma

Farmacêutica, Pós-graduada em Tecnologia Cosmética e com MBA em Cosmetologia. Atua na área de Farmácia Magistral ao longo de sua carreira. Trabalha como Consultora Técnica na Consulfarma e no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa há mais de 9 anos. Integrante do Corpo Docente do Instituto de Cosmetologia.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp