As 7 principais tendências do marketing para 2020

Gestão e Marketing
08/jan/2020

Saiba quais tendências vão dominar as redes e planeje as suas ações de forma assertiva


Parece mentira, mas 2019 já acabou... Não sei como ele foi para você, mas para mim o ano passou voando. Este foi um período de muitos aprendizados, testes, erros, mas também de inúmeros acertos, quando me refiro às estratégias de marketing para o mercado magistral que adotamos aqui na Consulfarma.

Não foi fácil administrar tantas informações novas sobre “estratégias matadoras”, sobre táticas que “realmente funcionam"... A verdade é que foi quase impossível.

A complexidade e a confusão aumentaram dramaticamente. Isso significa que a gente teve e terá que enfrentar uma torrente de informações (que não dá nenhum sinal de desaceleração).

Há um excesso de conteúdo na internet a esse respeito. Quando a gente começa a avançar e acha que está tudo resolvido, descobre de uma forma muito frustrante que as “melhores práticas” de hoje já não funcionam amanhã.

Assim, é natural que a gente tenha que parar novamente para organizar o nosso planejamento estratégico de tempos em tempos. Por isso, eu estou me concentrando em detalhar todas as ações que vamos adotar em 2020. 

Estive recentemente em alguns eventos de marketing e no 5º Empreenda Magistral, e eles me ajudaram a ter clareza do que é tendência, e a entender o que as empresas bem-sucedidas estão adotando como estratégia de comunicação on-line para se conectar aos seus clientes e o que vai diferenciar as marcas daqui para frente. 

Os tempos mudaram e, se a gente não quiser perder o desempenho, precisamos estar atentos aos novos movimentos do mercado e, principalmente, aos comportamentos do atual consumidor.

Por isso eu escrevi esse texto. Sei que não é fácil parar para planejar, digerir tanta informação e participar de eventos. Portanto, resolvi compartilhar os pilares que vamos trabalhar no marketing da Consulfarma em 2020. 

Espero que esse conteúdo possa te ajudar!

CONHEÇA AS AÇÕES QUE SÃO TENDÊNCIA EM 2020

1) HUMANIZAR A COMUNICAÇÃO

Existe um conceito no marketing que não é novo, mas que tem sido pauta fundamental quando se discute o que tem funcionado como estratégia: o marketing humanizado ou people marketing.

Humanizar o marketing é ter empatia por quem está do outro lado da tela. É lembrar que o usuário é uma pessoa única, com desejos e necessidades particulares. É conseguir, no meio de todos os processos e automações, dar um toque de pessoalidade em cada conversa com a sua audiência. É apostar que a qualidade do relacionamento importa mais do que a quantidade de vezes que você faz um post. 

Adotar o marketing humanizado faz parte de um processo de personificação da sua marca. A Netflix é um case de muito sucesso nesse sentido. Em suas plataformas digitais, a marca conversa com a audiência como se fosse uma pessoa em carne e osso, e isso cria uma conexão com o público. Você, inclusive, já deve ter visto alguns exemplos de sucesso de comunicação da empresa por aí. 

No entanto, usar de forma assertiva essa estratégia de posicionamento de marca e vendas não é algo tão simples. Especialmente porque ela exige que você entenda de maneira profunda o comportamento dos seus consumidores para atingir altos níveis de personalização.

Mas uma coisa é garantida: você ganhará fãs, promotores da sua farmácia, o seu cliente se conectará ainda mais com a sua marca, e as suas vendas irão crescer de forma exponencial.

2) USAR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial não é mais o futuro, e sim a realidade. Por isso, ela precisa fazer parte da sua estratégia de marketing magistral.

A forma mais comum de implementação de inteligência artificial hoje são os chatbots. São eles que auxiliam as empresas a manterem um serviço de atendimento ao cliente sem a necessidade de investir horrores em um setor especificamente voltado para essa área.

No atendimento, eles são mais rápidos do que o ser humano para responder a qualquer tipo de pergunta comum do usuário e podem ser programados para atender o cliente como se fossem uma pessoa (dá para humanizar a comunicação com o uso de robôs também!). 

Podem ser integrados em websites e em aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, além de outras redes sociais em que a sua farmácia está presente.

Além de responder perguntas de clientes, ele será cada vez mais utilizado para atendimentos online e realização de vendas. Isso dá ao marketing a chance de finalmente entregar a mensagem certa, para o usuário certo, na hora e lugar certos.

3) DIVERSIFICAR OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Estar disponível para seus clientes em diferentes canais é importante para a comunicação e o relacionamento com a sua empresa.

É importante levar em conta que a ausência de contato físico exige uma compensação no tipo de atendimento para contornar a impessoalidade da relação. Portanto, investir no relacionamento com o cliente é uma ação necessária para tornar a interação mais eficaz, ágil e de qualidade.

Atualmente, o mercado oferece diversas opções de canais de comunicação para as organizações: telefone, site, e-mail, redes sociais, chat, SMS... No entanto, a seleção dos melhores para a sua empresa deve ser baseada de acordo com o perfil dos clientes do seu negócio e em suas preferências de contato.

O nosso mercado enfrentou recentemente problemas com Facebook e WhatsApp. Várias farmácias tiveram seus perfis banidos nessas redes sociais. Portanto, a opção é mesclar diversos canais de atendimento para oferecer uma solução multicanal aos consumidores. Dessa forma, é possível dialogar de maneira satisfatória para ambos os lados e disponibilizar produtos, serviços e suporte conforme a necessidade de seus clientes.

4) CONTAR HISTÓRIAS EM VÍDEOS

Mais do que nunca, vídeos são os maiores responsáveis pelo tráfego de conteúdo na internet, significando 80% de todo o tráfego até 2020.

Vídeos gravados, transmissões ao vivo... Seja qual for o formato, quanto mais interativo, melhor.

Os usuários de internet ficam entediados muito facilmente, por isso as empresas precisam usar vídeos para conseguir manter a atenção e gerar engajamento.

Criar narrativas que impactem o consumidor é a maneira mais poderosa e eficaz para conseguir humanizar o marketing. São elas que podem te levar ao coração de um cliente, fazendo ele se conectar com o seu produto, seja lembrando de uma memória feliz ou se identificando com a mensagem transmitida. Essa técnica, muito utilizada no marketing atualmente, também é conhecida como storytelling.

5) PRODUZIR CONTEÚDOS EM ÁUDIO

34% dos brasileiros já fazem busca por voz na internet, e são poucas as empresas que estão no ramo de podcasts, mas as que estão, estão no caminho certo.

O conteúdo em áudio tende a crescer significativamente em 2020. E isso vai acontecer porque as pessoas estão mais ocupadas, elas têm cada vez menos tempo para ler artigos e livros. Além disso, é muito mais simples escutar um áudio enquanto você dirige ou faz seu exercício físico diário, concorda?

Uma forma de fazer isso é criar artigos em áudio, tendo as duas opções para seus leitores/ouvintes.

No entanto, não abra mão do artigo escrito, até porque ele é extremamente importante para que seu site seja encontrado nos mecanismos de busca na internet.

Transformando seus artigos em áudio, você dará uma segunda opção para a sua audiência, tendo assim um alcance bem maior na distribuição do seu conteúdo.

6) COMUNICAR O SEU PROPÓSITO COM CLAREZA

Nos últimos eventos dos quais participei, vários palestrantes falaram sobre a importância das empresas comunicarem o seu propósito. E o tema permeou as mais variadas palestras – de liderança à gestão de desempenho, passando por estratégia de longo prazo e as transformações sociais e empresariais da última década. Deve ser, portanto, um ponto de atenção.

O propósito é um motivo para se orgulhar, para acreditar que o seu trabalho tem impacto em algum lugar. Ele é um norte e deve ser claro e compartilhado por todos, como um compromisso moral. Conte isso para a sua audiência. Ela vai se conectar ainda mais com a sua farmácia.

7) FAZER O MARKETING “VERDE”

Marketing verde, também conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, nada mais é do que uma estratégia de marketing que foca nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.

Resumidamente, estamos falando de um marketing com apelo ambiental. Ou seja, o ecomarketing consiste em vender a imagem de que sua empresa tem consciência ecológica.

E ter consciência ecológica é um imperativo dos últimos tempos, principalmente para garantir a conexão da sua marca com consumidores das novas gerações.

Por conta disso, certamente não basta que a empresa comece a transmitir apenas uma imagem de consciência, mas sim que passe a ter uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.

Bom, uma das coisas que ouvi também e que não saiu da minha cabeça é algo que todos sabemos, mas que, às vezes, perdemos do nosso radar:

“A fórmula para fazer estratégias de marketing que funcionam é fazer o arroz com feijão bem feito”.

Escolha algumas estratégias que façam mais sentido para você e para a sua empresa, cuide do básico com foco, disciplina, consistência e frequência. Isso vai te deixar à frente da maioria dos seus concorrentes, pode ter certeza.

Se você quer acompanhar como vamos adotar e implantar todas essas estratégias ao longo de 2020, acompanhe as minhas redes sociais e também as da Consulfarma. Com certeza teremos bastante material para você se inspirar e implantar também na sua farmácia. 

Quer saber como andam as suas redes sociais? Agende uma conversa com o nosso especialista, faça um diagnóstico gratuito e prepare o seu marketing para 2020! Clique no link: http://bit.ly/36sFO0N

Autor(a)

Jussara Sanches
Jussara Sanches
Empresária Sua Voz Agência

Graduada em Jornalismo, com MBA em Marketing. Já atuou como gerente de marketing da Consulfarma, hoje sendo Fundadora e Diretora de sua própria agência de comunicação para o mercado da saúde: a Sua Voz Agência. Atualiza-se constantemente no mercado profissional através de eventos e cursos da área de empreendedorismo e farmácia magistral. Já atuou em empresas multinacionais e gerenciou processos de implantação de franquias.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp