Baixas Doses de Espironolactona Diminuem Pressões Sistólica e Diastólica em Pacientes com Hipertensão Arterial Resistente

Estudos Científicos
18/nov/2016


O estudo de Václavík et al. (2014) teve como objetivo avaliar os efeitos da administração de baixas doses de espironolactona na pressão sanguínea (PS) de pacientes com hipertensão arterial resistente. Nesse estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo foram escolhidos pacientes com pressão sanguínea sistólica (PSS) maior que 140 mmHg ou pressão sanguínea diastólica (PSD) maior que 90 mmHg, apesar destes pacientes estarem em tratamento com pelo menos três drogas anti-hipertensivas. Cento e sessenta e um pacientes de ambulatórios de 6 hospitais da República Checa foram aleatoriamente selecionados para receber espironolactona 25 mg ou placebo, uma vez por dia, em um período de 8 semanas como um adicional à terapia medicamentosa anti-hipertensiva.

As análises dos resultados foram feitas somente com os 150 pacientes, que terminaram o estudo, e mostraram que em 8 semanas os valores da pressão sanguínea diminuíram mais no grupo espironolactona em relação ao grupo placebo, assim como houve maior diminuição na média de valores de PSS e PSD no grupo espironolactona do que no grupo controle. Além disso, a meta de diminuir a PSS para menor que 140 mmHg foi alcançada em 73% dos pacientes do grupo espironolactona, enquanto que somente 41% dos pacientes do grupo controle alcançaram a meta. Os efeitos adversos foram comparáveis em ambos os grupos.

Esses resultados indicam que a espironolactona leva à diminuição significativa de ambas as pressões sistólica e diastólica e, consideravelmente, melhora o controle da pressão sanguínea em pacientes com hipertensão arterial resistente.



Baixas Doses de Espironolactona para Tratamento da Hipertensão Arterial Resistente

Espironolactona.........................................................................................25 mg

Excipiente qsp............................................................................................1 cápsula

Administrar 1 cápsula ao dia ou conforme orientação médica.


Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp