Bloqueio do WhatsApp das farmácias de manipulação – O que pode ser feito?

Gestão e Marketing
14/out/2019

Saiba o que está acontecendo e a aprenda a se prevenir


e

ntemente, diversas farmácias de manipulação tiveram suas contas derrubadas no WhatsApp. O aplicativo, que foi comprado pelo Facebook, não esclareceu as razões para o ocorrido. 

As contas apenas estão sendo bloqueadas, o que impede a divulgação de produtos e o relacionamento com os clientes, e isso pode estar prejudicando diversas marcas que dependem da ferramenta

Após serem bloqueadas, algumas farmácias resolveram questionar o motivo junto ao WhatsApp. Segundo a política e as boas práticas de uso do app, os principais motivos podem ser:

• Farmácias que entraram em contato sem a autorização direta das pessoas, ou que utilizaram um número fornecido por terceiros;
• Inadequações do conteúdo ou da propaganda enviados pelo aplicativo;
• Consumidores que pedem para encerrar o contato e não são respeitados pelas farmácias nesse ponto.

A partir disso, possíveis medidas provisórias e preventivas podem ser tomadas para evitar o bloqueio e retomar as contas derrubadas:

• Não escrever a palavra “Farmácia” no nome de usuário, optando por deixar apenas o nome ou razão social da empresa;
• Evitar usar as palavras “receita” e “fórmula” quando divulgar o número de WhatsApp em sites;
• Não forçar contato com os consumidores que não desejam ser atingidos pelas propagandas;
• Reivindicar o retorno da conta por meio de uma ação na Justiça Comum Cível ou questionar o bloqueio da ferramenta também judicialmente.

Nesse último caso, o ideal é procurar um advogado ou alguém de confiança que entenda do assunto para descobrir qual é a melhor atitude a ser tomada. Algumas farmácias já estão tentando resolver o problema dessa maneira.

A Anfarmag, Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, por exemplo, divulgou uma nota na última Terça-feira, dia 08 de outubro de 2019, dizendo: 

“Tendo em vista os casos recentes de números bloqueados pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, a Anfarmag judicializará em nome das farmácias associadas uma ação de tutela de urgência antecedente, com pedido de liminar para o restabelecimento imediato do perfil de WhatsApp das associadas afetadas e para impedir que as demais farmácias associadas venham a sofrer tal bloqueio.”

Além disso, no site eles também mostraram quais são as boas práticas do WhatsApp e como as farmácias podem respeitá-las para evitar o bloqueio.

Caso você queira entender um pouco mais sobre o assunto, ou deseje entrar com uma ação para ter a sua conta de volta e resolver o problema, confira o vídeo de Claudia Mano sobre o Bloqueio do WhatsApp das farmácias de manipulação, clicando na imagem a seguir.





Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp