Chá Verde Rico em Catequinas Melhora a Glicose Pós-Prandial em Menopausadas

Estudos Científicos
05/dez/2016


Estudo realizado por Takahashi et al. (2014) teve por objetivo avaliar os efeitos agudos e contínuos da ingestão de chá verde rico em catequinas na hiperglicemia pós-prandial e no estresse oxidativo em mulheres pós-menopausadas. Para isto, 22 mulheres foram randomizadas no grupo placebo (n=11) ou no grupo chá verde (GT) (n=11). O grupo GT recebeu chá verde rico em catequinas (615 mg de catequinas/350 mL) ao dia durante 4 semanas. O grupo placebo recebeu chá verde contendo 92 mg de catequinas em 350 mL da bebida, também durante 4 semanas.

As bebidas foram consumias no café da manhã e no almoço. Amostras de sangue foram coletadas em jejum, 2, 4 e 6 horas após o café da manhã.

As concentrações de glicose pós-prandial foram 3% menores no grupo GT em relação ao grupo placebo. Observou-se concentrações séricas dos derivados metabólitos reativos do oxigênio, que aumentaram após as refeições (p<0,05). Estes resultados indicam que a ingestão de chá verde rico em catequinas tem efeito benéfico na glicose pós-prandial e na homeostase do estresse oxidativo em mulheres pós-menopausadas.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp