Combinação Omeprazol + Baclofeno (Liberação Prolongada) é mais Eficaz do que a Monoterapia com Omeprazol no tratamento da Doença do Refluxo Gastresofágico

Estudos Científicos
28/out/2016


O objetivo de um estudo foi avaliar o efeito da administração associada entre omeprazol 20 mg/dia e baclofeno de liberação prolongada (Baclofeno LP) versus a monoterapia de omeprazol 20 mg/dia mais placebo para alívio dos sintomas em pacientes diagnosticados com doença do refluxo gastresofágico (DRGE).  Foi realizado um estudo clínico prospectivo, duplo-cego, placebo-controlado, incluindo 60 pacientes diagnosticados com DRGE.

Os pacientes foram aleatoriamente selecionados para receber Baclofeno LP ou placebo, em conjunto com o Omeprazol 20 mg/dia por um período de 2 semanas. Os parâmetros avaliados incluíram sintomas característicos, como azia, refluxo, dor no peito e rouquidão no início do teste e após 2 semanas de tratamento. Após a intervenção, foi observado que todos os pacientes toleraram as medicações e nenhum paciente abandonou o estudo em decorrência de reações adversas. De acordo com os resultados, após duas semanas, dos 25 pacientes do grupo que recebeu a terapia associada com Baclofeno LP e omeprazol, apenas 1 paciente (4%) relatou ter azia e refluxo, enquanto 28 pessoas do grupo omeprazol + placebo relataram esses sintomas. Com isso, os pesquisadores concluíram que a combinação de Baclofeno LP e omeprazol 20mg/dia pode ser um tratamento mais efetivo para DRGE do que o uso do omeprazol isolado.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp