Como aumentar o faturamento da sua farmácia?

Gestão e Marketing
19/set/2018

Descubra o por que muitos proprietários de farmácia de manipulação acabam perdendo dinheiro


As vezes, aumentar o faturamento da sua farmácia começa com iniciativas simples.

Está comprovado, proprietário de Farmácia de Manipulação tem a mania de rasgar dinheiro! Se você acha que você não faz parte desse grupo seleto, espere até ler esse texto até o fim.?
?
Cliente chega na farmácia com uma receita na mão e, após cotar, decide fechar a fórmula com a sua farmácia. O balconista mal orientado vende apenas o que está na receita, e lá vem a primeira rasgada de dinheiro: não levantar a necessidade do cliente, já que não entender o motivo emocional da compra é sinônimo de rasgar dinheiro, pois uma vez que você treina o balcão para fazer uma venda agregada, ou mais conhecida como upsell, você passa a relacionar produtos e, assim, aumentar o seu faturamento já no balcão.?
?
Mas a maior “rasgação” de dinheiro não está aí. Sabe onde ela está? Venda de recorrência. Você conhece essa palavra que poderia mudar a sua vida e da sua farmácia??
?
Faça o seguinte exercício: levante no sistema por CPF os clientes que compraram na sua farmácia de manipulação. Logo após, filtre quantas vezes eles compraram nos últimos meses. Você vai se assustar quando observar o número de clientes que compraram apenas uma vez em sua farmácia nos últimos 6 meses, e aí vem aquela velha frase: “Na minha farmácia não é assim!”. Quer se assustar? Levante o número aí.?
?
O erro de não fazer um pós-venda efetivo, de não entrar em contato com clientes para saber como está a adesão ao tratamento, o erro de não fazer uma pesquisa de satisfação perguntando para o cliente o que ele achou do atendimento e se ele indicaria alguém para ganhar um desconto especial na loja, o erro de não antecipar o término da fórmula e já ligar oferecendo o tratamento para mais 30 dias e, se ele aproveitar e comprar para 60 dias, ainda ganha um brinde especial... Isso vem custando caro para muitos proprietários de manipulação, o que eu chamo de “rasgação de dinheiro”?

Agora que eu te lembrei sobre o pós-venda, vamos lá: amanhã você tem uma meta, que é analisar esses relatórios no seu sistema, ver se isso também está acontecendo com você e colocar em prática um plano de ação para corrigir e trazer esse faturamento para dentro de casa.

Se você estiver sem ideias, seguem algumas aqui:

1. Monte uma lista de transmissão no WhatsApp, entregue semanalmente conteúdos como: emagrecimento, cabelos fortes, unhas fortes, queda de cabelo, celulite e outros

2. Crie cupons de desconto para alguns produtos que estejam parados no estoque. Envie esse cupom para os clientes.

3. Crie a semana da beleza e chame seu cliente para degustar e testar produtos in e out.

Use sua criatividade, esteja perto do seu cliente e garanta um faturamento mensal garantido na sua farmácia. Isso vai fazer você crescer de maneira muito mais rápida. E lembre-se, todo mundo tem alguma coisa para comprar mensalmente em uma farmácia de manipulação. “QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO”

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp