Como ter bons resultados se você não sabe o que quer?

Gestão e Marketing
18/jun/2019

O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é não saber o que quer


Muitos de nós empresários não deixamos claro para o nosso time o resultado desejado e muitas vezes chegamos para trabalhar e falamos: “vamos lá, pessoal”. O colaborador entende, fala “vamos”, mas na sua mente ele imagina: “para onde”? 

Para termos resultados precisamos definir um objetivo com o time, e digo “com o time” porque a participação de cada colaborador é muito necessária. Já fiz milhões de metas em minha carreira, mas das que tive mais resultado e foram mais ousadas, quem criou foi o time. Quando o colaborador participa ele fica mais engajado, se sente parte da meta e não só mais um vendedor. 

Se você faz uma meta e coloca “goela abaixo”, o colaborador até engole, mas é você quem ficará com o gosto amargo da falta de resultado.

E não para por aí: metas e objetivos devem ser medidos, e se você precisa melhorar algo será necessário medir, pois sem medição e análise é impossível melhorar qualquer coisa. 

E quando digo em metas e medir resultados, me refiro a fazer isso sempre!

“Ninguém é excepcional fazendo de vez em quando” e “O sucesso é resultado daquilo que você faz todos os dias”, já dizia Ayrton Senna.

Todas as vezes que tentei resultado fazendo apenas de vez em quando, não encontrei. É muito mais que arriscado, e você precisa jogar um jogo que não é legal. Para conseguir qualquer coisa precisa primeiro planejar e entender que não é só confiança que se conquista com o tempo - como em qualquer área da vida, se você não tiver frequência e sequência, provavelmente vai gastar tempo e dinheiro.

Posso te garantir que em 13 anos nunca consegui um remédio para essa dor. Para curar péssimos resultados você precisa treinar, treinar mais um pouco e então medir diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. 

Recentemente, aqui no departamento comercial, passamos por isso. Nossos resultados não eram os esperados, muitas pessoas no time não queriam estar e tivemos que começar a mudar: não o time, mas a cultura. E mudando a cultura, algumas pessoas foram saindo, porque quando alguém não quer jogar, mas o time está jogando, se incomoda e pede para sair. 

Após isso fizemos (e estamos fazendo) treinamento intenso e diariamente acompanhando fluxo de ligações, atendimento, levantamento de necessidade e fechamento.
Desde janeiro estamos fazendo isso e hoje, nesta transição do primeiro para o segundo semestre de 2019, começamos a ver as sementes dando seus frutos. O resultado não está perfeito, mas a colheita começou.

O que estamos fazendo neste momento? Jogando mais sementes e colhendo, pois o solo já foi preparado e semear diariamente é sinônimo de resultado. Você colhe, mas nunca, jamais, deixa de plantar. Resultados aparecerão, mas tome cuidado para que eles não deixem você na zona de conforto. Lembre-se: se quer mais, tem que fazer sempre. 

As pessoas de mentalidade pobre e as que têm visão de classe média acreditam que a sequência do sucesso é: ter, fazer e, então, ser. 

Exemplo: “se eu tiver muito dinheiro, poderei fazer o que quiser e serei um sucesso”.

As ricas entendem que a sequência do sucesso é: ser, fazer e, como resultado, ter. 

Esta é uma fórmula que talvez mude a história do seu negócio.

Muitos de nós acreditamos que para fazer algo é preciso ter, e essa mentira faz negócios falirem. Ninguém precisa ter absolutamente nada, ainda mais com a internet - você pode tudo sem ter nada. Isso mesmo. Seu time pode ser treinado sem nenhum custo. Você não precisa de dinheiro, precisa querer ser melhor, querer fazer diferente, e há milhões de cursos gratuitos na internet, e conteúdo então, nem se fala. 

Quer ter resultado bom e ganhar dinheiro? Mude primeiro sua mentalidade, não espere ter para fazer e ser. Seja e faça para ter resultados diferentes.

Não consegue mandar seu time todo para um treinamento? Comece mudando a mentalidade de uma pessoa e tenha ao seu lado as que te completam. Você odeia vendas? Ache, então, alguém que ama vender e coloque-a ao seu lado. 

Que tal começarmos, então, pensando, sonhando, imaginando... Tudo, absolutamente tudo, antes de acontecer precisa ser pensado, a não ser que seja um acidente, e depender disso para ter resultados não me parece agradável para ninguém. 

Então vamos começar? Que tal começar a sonhar grande? Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho... Se for sonhar com uma meta, então mire na lua, porque mesmo que você erre, vai estar em meio as estrelas, e é lá que eu espero que você se ache merecedor de estar. Faça com que a força e intensidade dos seus pensamentos, sentimentos e ações te mova para resultados transformadores. 

“Não importa o quão brilhante é sua mente ou estratégia: se você está jogando sozinho você sempre perderá para um time”. Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn.

Pare de tentar ser um pato, que quer nadar, voar e andar. Primeiramente, seja bom em uma coisa!

Escolha uma e chame outras pessoas para fazer um time. Escolha: ou você será visitador, balconista, vendedor, gestor ou manipulador. Se você tentar ser tudo, não será bom em nada... E o pior: terá resultados medíocres. 

Volto a repetir: tenha pessoas ao seu lado e faça com que sonhem seus sonhos. Você não deve desejar alguém para apenas jogar junto com você, mas sim para vencer. Se for jogar, que seja para ganhar. 

As pessoas compram você primeiro, e depois o que você vende. Somos medidos lá fora por 3 características: 

Aparência – Todos nós somos, em parte, visuais;

Atitude– A forma que fazemos. Ser acima da média, fazer o que ninguém faria;

Ação – O poder do agir. Sai na frente quem age.

Que imagem você vende quando ninguém está ao seu lado? Porque posso te garantir: a maneira que você faz qualquer coisa é, provavelmente, a maneira que você faz tudo. 

Uma situação: no trabalho eu sou bom, mas em casa sou um péssimo pai, uma péssima mãe, um péssimo marido, uma péssima esposa... Trate todas as áreas da sua vida da mesma forma. Comece, por exemplo, não jogando papel no chão. Não precisa ir longe, basta qualquer gesto.

Apesar de sermos medidos diariamente pela roupa que vestimos, se fazemos ou não a barba, outras coisas são mais importantes, como suas atitudes e ações. 

Atenção aos Detalhes

Imagine que seu cliente acaba de chegar à sua farmácia e seu atendente está lá, atento aos detalhes. A senhora acabou de sair do salão de beleza e está com seu cabelo lindo e seu atendente a elogia... Algo muda? Claro, tudo muda. Nós vivemos e dependemos de atenção, e se você não der atenção para seu cliente, pode ter certeza que seu concorrente vai dar. Quando olhamos os detalhes, atingimos o coração do nosso cliente e é lá que mora a prosperidade. 

E em quais áreas devo evoluir para ser um vendedor com excelentes resultados?

Vamos lá, vou listar algumas que tenho cuidado diariamente. A primeira não depende do gestor, mas sim de cada indivíduo. Não acredito em gestores milagrosos, mas sim em gestores que dão o exemplo.

Motivação

Depende só de você! Eu posso criar milhões deles, mas cada pessoa tem o seu motivo para ação. Descubra o seu melhor motivo e faça por ele.

Inteligência Emocional

“Está caro”, diz o cliente, mas você pode encarar de duas formas. A primeira é sem inteligência emocional, e você responde, está caro comparado a quê? Você já cotou em outro lugar? Aqui temos o melhor preço, não está caro, não.

A segunda forma é amortecer. Que bom que você tocou nesse assunto, porque isso me dá a oportunidade de mostrar o nosso real valor. Quem sabe você tenha uma outra percepção sobre o nosso produto...

Domínio 

Você já foi atendido por alguém que não sabe nem o que comeu no almoço, alguém que tem medo de vender, de argumentar? Sabe por que isso acontece? O vendedor não sabe por que está fazendo e fica cheio de medo. Quanto menos domínio eu tenho sobre algo, mais medo eu tenho, então, se for para jogar esse jogo, tem que estudar.

Comunicação

Quantas pessoas têm uma mente genial, mas não consegue expressar? Você já tentou comunicar algo e a outra pessoa entendeu tudo de outra forma? Isso faz parte da maestria em vendas. Vender é comunicar ao outro de maneira que faça sentido para ele.

Organização

Quanto mais organizado eu sou, mais eu tomo decisões rápidas. Ter o controle é essencial: saber onde estou, como vou, como será... Tudo isso faz parte do processo para ter excelentes resultados.

Influenciar pessoas, mas para o bem

Temos o maior poder do mundo e esse poder nos permite semear boas e más sementes: a escolha é sua, o trabalho para semear o bem é o mesmo para semear o mal.

E falando em influenciar, eu já penso em atitudes positivas. A todo tempo terei atitudes positivas. Pelo menos tente. Não é fácil e eu sei muito bem, porque para mim é uma luta diária, mas luto incansavelmente para mudar minhas atitudes e positivá-las. Acredito que com essas atitudes eu abro minha mente para ver o que todo mundo vê e consigo enxergar o que poucos enxergam.

O que você focaliza, expande! Parece ser a chave do sucesso 

Sim, é, mas vale para o outro lado também: se você quiser transformar um probleminha em problemão, basta ficar pensando nele. Ele vai ficar mais próximo de você. Agora, se você quiser pegar uma atitude positiva que transforme o dia das pessoas, basta focar. 

Para finalizar, vou usar uma frase do Earl Nightingale - “Nós nos tornamos aquilo que pensamos”. 

Meu desejo é que esse texto seja como uma semente que gere bons frutos. Obrigado por doar seu tempo, que é o que você tem de mais precioso. 

Leonardo Carreira
Diretor Comercial da Consulfarma e especialista em gestão de pessoas

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp