Cuidados com a Pele no Verão

Ativos
21/jan/2019

Saiba mais sobre os cuidados com a pele no verão


Cuidados com a Pele no Verão

 

Durante o verão, é comum que a prática das atividades ao ar livre aumente, deixando a pele ainda mais exposta à radiação solar, o que pode acarretar em vários problemas dermatológicos, como queimaduras, manchas, câncer de pele e envelhecimento cutâneo precoce. A pele fotoenvelhecida tem como características a perda da força e elasticidade - devido à degradação e desorganização das fibras de colágeno, apresenta rugas, irregularidades na pigmentação e alteração da superfície, como aspereza, ressecamento e descamação.

 

Contudo, a maior preocupação da exposição demasiada à radiação solar é o câncer de pele não melanoma, que representa cerca de 90% dos tumores malignos primários da pele. O melanoma maligno retrata aproximadamente 4% das neoplasias malignas cutâneas e, por mais que sua incidência ainda seja baixa, tem-se observado um expressivo crescimento em populações de cor de pele caucasiana. Por isso, principalmente no verão, é o momento de intensificar o uso do filtro solar para a maior proteção da pele contra os efeitos nocivos do sol.

 

Existem diversos tipos de fotoprotetores disponíveis no mercado e, portanto, é importante escolher o produto ideal para cada tipo de pele, sendo fundamental que o mesmo tenha capacidade de proteção contra os raios UVB, causadores de queimaduras, e UVA, que provoca efeitos danosos à pele a longo prazo. Além disso, as temperaturas elevadas do verão exigem uma hidratação cutânea redobrada, cujo propósito é restaurar a barreira da pele, impedindo a perda de água e, consequentemente, a desidratação, diminuindo o risco de irritações.

 

Reforçar a capacidade de defesa natural do organismo contra os danos ambientais é uma estratégia importante e ingerir certos alimentos, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba também pode auxiliar na prevenção dos danos que a radiação solar causa, uma vez que possuem em sua composição carotenoides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante.

 

 

Autor(a)

Letícia Oliveira
Letícia Oliveira
Farmacêutica Consultora Técnica Consulfarma

Farmacêutica, Pós-graduada em Tecnologia Cosmética e com MBA em Cosmetologia. Atua na área de Farmácia Magistral ao longo de sua carreira. Trabalha como Consultora Técnica na Consulfarma e no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa há mais de 9 anos. Integrante do Corpo Docente do Instituto de Cosmetologia.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp