Dieta de Baixo Índice Glicêmico, com Gorduras Monoinsaturadas e Óleo de Canola é Solução para a Redução do Risco Cardíaco e Melhora de Parâmetros para a Diabetes tipo 2

Estudos Científicos
07/nov/2016


Sabe-se que ácido linolênico (AL), ácidos graxos monoinsaturados e dietas de baixo índice glicêmico trazem benefícios aos pacientes com doença cardiovascular (DCV). O presente estudo teve como objetivo associar esse três fatores a avaliar seus benefícios no controle de fatores de risco em pacientes com diabetes tipo 2. No estudo de Jenkins et al., (2014) o tratamento de combinação foi realizado durante três meses e envolveu 141 pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2 em tratamento com hipoglicemiantes orais.

Os pacientes foram instruídos a realizar uma dieta de baixo índice glicêmico com suplementação de ALA, ácidos graxos monoinsaturados e óleo de canola (31g de óleo em uma dieta de 2.000 kcal) ou uma dieta de grãos integrais, grupo controle. Foi avaliado a hemoglobina glicada dos pacientes e desfechos secundários como o risco cardíaco pelo escore de Framingham e a hiperemia relativa. Setenta e nove porcento do grupo de teste e noventa porcento do grupo de controle completaram o ensaio.

Observou-se que o grupo que manteve a dieta de baixo índice glicêmico diminuiu a concentração sérica de hemoglobina glicada. Foram observadas reduções ainda maiores no escore de risco cardíaco de para a dieta de teste, enquanto que a hiperemia relativa aumentou na dieta a base de grãos integrais. Assim, pode-se concluir que uma dieta contendo óleo de canola e baseada em alimentos de baixo índice glicêmico melhora consideravelmente o controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2 enquanto que grãos integrais induz a reatividade vascular. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp