Dose Ultra Baixa de Estriol Associado ao Tratamento com Lactobacillus Reduz os Sinais e Sintomas da Atrofia Vaginal

Estudos Científicos
05/dez/2016


O objetivo deste estudo publicado no renomado periódico internacional Breast Cancer Research and Treatment e conduzido por Donders et al. (2014), foi demonstrar a eficácia de uma dose ultra baixa de estriol (0,03 mg) em combinação com Lactobacillus acidophilus no tratamento, em curto e longo prazo, da atrofia vaginal.


De acordo com os resultados, o Índice de Maturação Vaginal (VMI) demonstrou resultados significativos no grupo tratamento (L. acidophilus + estriol) quando comparado com o grupo placebo (p<0,001). Os resultados do VMI no grupo tratamento foi de 35,2% comparado com 9,9% no grupo placebo. Durante a fase inicial de tratamento, o VMI aumentou 55,4% e durante a fase de manutenção o VMI se estabilizou entre 52,8% e 49,4%.

A maturação do epitélio foi seguida por uma melhora dos sintomas clínicos e normalização do ecossistema vaginal. A dose ultra baixa de estriol (0,03 mg) combinada com L. acidophilus (1x107 UFC) foi superior ao placebo, com alterações significativas no VMI após a terapia inicial (12 dias).


A terapia de manutenção com 2 óvulos semanais foi suficiente na prevenção de recaídas da atrofia vaginal.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp