Ivermectina 1% é Eficaz e Apresenta Melhora na Qualidade de Vida em Pacientes com Rosácea

Estudos Científicos
12/dez/2016


Neste estudo conduzido por Schaller et al. (2016), o objetivo foi comparar o creme de Ivermectina 1% e o creme de Metronidazol 0,75% no tratamento de lesões inflamatórias da rosácea. Para isso, 161 pacientes foram divididos para receber um creme de Ivermectina a 1% uma vez ao dia ou creme de Metronidazol a 0,75% duas vezes ao dia, em um período de 16 semanas seguidas por uma extensão de 36 semanas.

A avaliação foi feita através do Dermatology Life Quality Index (DLQI) e EuroQol-5 Dimensão (EQ-5D). Significativamente mais pacientes do grupo Ivermectina 1% apresentaram uma diferença mínima clinicamente importante, de acordo com a pontuação na escala DLQI. Na 16ª semana, o grupo Ivermectina 1% teve a maior pontuação na escala EQ-5D. Desta forma, pode-se concluir que o creme de Ivermectina a 1% é mais eficaz que o creme com Metronidazol a 0,75%, contribuindo para a melhora na qualidade de vida nos pacientes com rosácea grave.


Posologia Utilizada em Estudo

Creme de Ivermectina 1%

Ivermectina____________________1%

Creme qsp___________________30 g

Aplicar uma vez ao dia no local indicado ou conforme orientação médica.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp