MEUS COLABORADORES NÃO SÃO COMPROMETIDOS, O QUE EU FAÇO?

Gestão e Marketing
20/nov/2017

Acompanhe três dicas para melhorar o desempenho da sua equipe.


Um problema muito grande é a falta de mão de obra qualificada, fator que compromete os resultados dos negócios, e uma equipe desesperada, que compromete a produtividade e a qualidade do serviço prestado.

O que fazer para mudar este cenário? Hoje vou dar três dicas de como você pode melhorar o desempenho da sua equipe e potencializar seus negócios, para que ele seja competitivo e se torne a opção de escolha dos clientes.

 

DICA 1 – SEJA UM LÍDER, NÃO UM CHEFE!

Os colaboradores da empresa sempre buscam uma referência, alguém em que possam se espelhar. Se você se posicionar como um simples chefe, “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, você não terá o respeito dos seus colaboradores, mas causará medo.

Essa relação é perigosa, pois do dia pra a noite esse medo acaba e você pode ter um problema na mão. Seja um líder, seja o exemplo a ser seguido, pois o colaborador deve olhar para você e pensar “um dia quero ser igual a ela (e)”. Quando você alcançar esse posto, você ganhará o respeito, capaz de fazer um colaborador se doar de tal maneira à execução de uma tarefa apenas para não te decepcionar.

Mas como alcançar este posto? Seja trabalhador, franco, honesto, transparente e humano. Ajude, entenda e seja um bom amigo, que torce para com o sucesso do colaborador e, mesmo que você tenha que, em algum momento, repreender, faça de forma digna, e ele saberá que foi para o próprio bem. Dê exemplo e ele será o seu reflexo.

 

DICA 2 – TREINE A EQUIPE E TENTE DIMINUIR AO MÁXIMO SUA ROTATIVIDADE

Não se frustre se o colaborador se deparar com uma situação que, para você, a resolução é óbvia, ele não foi treinado para resolver problemas, mas para seguir ordens. Se você quer uma equipe que saiba achar as soluções para os problemas, comece treinando, desperte nele a criatividade, treine de maneira exaustiva, desafie o colaborador para que ele ache uma solução de um problema junto com você. Mostre caos aonde você julgou que o trabalho teve falhas e, ao mesmo tempo, faça comparativos com casos que, em sua opinião, foram bem trabalhados. Delegue, deixe aos poucos ele sentir confiança para tomar algumas decisões importantes, mas, como um bom gestor, sempre fiscalize, pois liberdade demais pode ser prejudicial.

Um bom plano de carreira é essencial para que o colaborador fique anos ao seu lado. Colaboradores com bastante tempo de casa tendem a ser cada vez mais a cara da empresa, além de ser bom para o seu negócio, pois melhora o relacionamento com os clientes que passam a ter uma amizade com o colaborador, tornando-o um cliente fiel da sua farmácia.

 

DICA 3 – UMA EMPRESA NÃO É FEITA DE NÚMERO, MAS DE PESSOAS. ELAS SÃO RESPONSÁVEIS PELOS NÚMEROS

Pensando nisso, preze por um bom ambiente de trabalho. Evite fofocas, desentendimentos e situações que possam comprometer o desempenho da sua equipe. Uma meta atingível sempre é bem vinda para que possa brindar o sucesso da sua equipe. Comemore as vitórias, as metas alcançadas, um novo equipamento, uma nova parceria. Deixe o colaborador se sentir importante e, principalmente, parte integrante do processo de crescimento do negócio. Isso fará com que ele tenha orgulho de trabalhar ao seu lado, e pessoas felizes produzem mais!

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp