O CONCORRENTE DA SUA FARMÁCIA PODE SER SEU ALIADO?

Gestão e Marketing
17/nov/2017

Se o concorrente faz a visitação médica de forma ética, ele está ajudando a sua farmácia a crescer também!


Geralmente, proprietários de farmácias de manipulação me procuram para relatar a dificuldade da concorrência na propaganda médica. A primeira pergunta que eu faço é: “Quem é o seu concorrente?”.

A resposta é sempre a mesma: “Meu concorrente é a farmácia XXX...”.

Essa situação me faz refletir que talvez estejamos focando no concorrente errado! No nosso mercado, ainda existem poucos dados concretos, mas ainda assim acredito que o mercado da manipulação retenha aproximadamente 2%, talvez 3% do mercado de medicamentos no Brasil. Quando acrescentamos dermocosméticos e nutracêuticos, talvez este número chegue perto de 5%. Lembrando que não existem dados oficiais divulgados até o momento.


Bom, analisando estes números e sabendo que outros setores representam mais de 90% do market share (participação de mercado), eu começo a acreditar friamente que a outra farmácia que também visita o prescritor não é o seu concorrente, mas seu melhor amigo.

Vou explicar minha teoria: quanto mais farmácias visitarem o prescritor, mais prescritores terão acesso às fórmulas individualizadas, lei da oferta e da procura!

No começo, as farmácias podem, sim, bater a cabeça visitando os mesmos prescritores, porém com o passar do tempo a carteira terá que crescer e novos prescritores serão visitados, mais pacientes terão acesso ao medicamento personalizado - o que ao meu ver indiscutivelmente é a melhor opção não só para o tratamento, como também para a prevenção de doenças.

Acreditando nesta teoria, se o seu concorrente faz a visitação médica de forma ética, agradeça, pois ele está ajudando a sua farmácia a crescer também!

Juntos nós podemos, sim, aumentar o market share do medicamento personalizado!

 

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp