Oportunidade de negócios na manipulação veterinária

Estudos Científicos
02/set/2019

Entenda como o mercado vet pode transformar o seu faturamento e trazer grandes resultados


Nos últimos tempos houve, e ainda há, um crescente aumento no número de animais de estimação. O Brasil possui um mercado de medicamentos veterinários caros, o que dificulta o tratamento de alguns animais. Ainda, segundo o IBGE, nós temos mais de 132 milhões de animais de estimação, distribuídos entre cães (52 milhões), aves (38 milhões), felinos (22 milhões) e peixes (18 milhões), entre outros.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado pet nacional, no ano passado, alcançou faturamento de R$ 21,77 bilhões, sendo que 68,6% deste montante é referente a produtos para nutrição animal. Mas não só a convencional ração ou os tradicionais petiscos para cães e gatos.

Mas como ter uma farmácia de manipulação veterinária? Quais são as vantagens de investir nela? As respostas para essas perguntas vêm a seguir. Leia até o fim:

Como montar uma farmácia de manipulação veterinária?

O primeiro ponto a considerar é que para manipular produtos de uso veterinário, a farmácia magistral deve estar registrada no MAPA, caso contrário, o estabelecimento poderá ser penalizado.

As normas para uma farmácia de manipulação veterinária são parecidas com as das farmácias magistrais para humanos, além de padrões específicos exigidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento que precisam ser atendidos.

Para solicitar o registro, deve-se enviar a documentação necessária através do SIPEAGRO – Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários.

Antes de solicitar o registro, é importante preparar a documentação para envio via SIPEAGRO. Os documentos necessários para solicitação de registro são:

?     Cópia autenticada do contrato social da empresa proprietária, devidamente registrado no órgão competente, contendo cláusula que especifique finalidade compatível com o propósito do registro solicitado (ou seja, manipulação de produtos);

?     Cópia do cartão de inscrição no CNPJ;

?     RG e CPF do representante legal;

?     RG e CPF do responsável técnico;

?     Relação dos produtos a serem manipulados, especificando sua natureza e forma farmacêutica.

Vantagens da manipulação veterinária

A manipulação de medicamentos vet apresenta uma série de vantagens, principalmente na aceitação do animal ao tratamento apresentado pelo médico veterinário. A possibilidade de obtenção de medicamentos individualizados, em formas farmacêuticas e dosagens específicas, com características organolépticas compatíveis com as exigências dos pacientes, é capaz de proporcionar maior comodidade aos tutores no momento da administração, principalmente de medicamentos de uso contínuo.

Mas as vantagens da manipulação veterinária não param por aí. Confira algumas:

?     Dose Certa: concentração do medicamento na dose que o animal precisa, a partir do peso, idade ou necessidade de cada animal;

?     Economia: a fórmula é produzida exatamente na quantidade necessária para o tratamento, evitando desperdícios;

?     Exclusividade e inovação contínua: estudos e pesquisas garantem ativos e formas farmacêuticas diferenciadas. Cada fórmula é individual, feita sob encomenda e pode ser personalizada de acordo com o gosto do animal, com a utilização de sabores atrativos ou formas que facilitam a administração, como biscoitos e pastas, garantindo total adesão ao tratamento e evitando estresse do cliente e do animal – focada no bem-estar animal;

?     Variedade de Tratamentos: na manipulação existe um maior número de princípios ativos do que os oferecidos pela indústria, além da possibilidade de associações individuais;

?     Segurança: a farmácia de manipulação segue normas de Boas Práticas de Manipulação determinadas pela ANVISA. A qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados.

Possibilidades além do mercado de manipulação tradicional

Hoje, a criatividade voltada para mercado magistral é o alicerce que incentiva a expansão de oportunidades para empreender no segmento pet! É possível perceber no cenário atual o aumento de inovações e tecnologias que agregam novidades para quem atua no ramo veterinário.

E quem tem animal de estimação sabe! Uma das experiências mais complicadas é quando o pet fica doente. Medicá-lo em casa, na maioria dos casos, é um incômodo tanto para o tutor como para o animal.

Ficou interessado? Essa é uma oportunidade que se expande a cada dia mais. Com a expertise da nossa médica veterinária parceira Vanessa Gonçalves, ocorrerá a 3ª edição do curso de Manipulação Veterinária, o mais completo do mercado. O aluno aprenderá desde os primeiros passos da manipulação veterinária até os principais tratamentos e grandes lançamentos do mercado magistral veterinário.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp