Pantoprazol Não Reduz Atividade Antiplaquetária do Clopidogrel

Estudos Científicos
03/out/2016


Inibidores da bomba de prótons (IBP) são geralmente prescritos para pacientes submetidos à terapia antiplaquetária para diminuir o risco de sangramento gastrointestinal.


Dois estudos recentes levantaram preocupações de que os IBPs poderiam reduzir a eficácia do clopidogrel por inibição competitiva da isoenzima 2C19 do citocromo P450. Sabe-se que todos os IBPs são metabolizados pelo citocromo P450 2C19, embora em graus diversos, e de acordo com estudos in vitro, o pantoprazol é o mais fraco inibidor desta isoenzima.


Um mês após um infarto agudo do miocárdio, foram analisados, prospectivamente, dados de 34 pacientes consecutivos submetidos à terapia antiplaquetária dupla, após 4 semanas de tratamento com 40 mg/dia de omeprazol e também com 40 mg/dia de pantoprazol. Neste estudo cruzado e randomizado, analisando pacientes após infarto agudo do miocárdio, a administração concomitante de omeprazol mostrou uma interação farmacodinâmica significativa com o clopidogrel, enquanto que o pantoprazol não. Esses dados sugerem que nem todos os fármacos da classe dos IBPs apresentam interação medicamentosa com o clopidogrel.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp