Proteína da Ervilha é uma Alternativa Eficaz ao Whey Protein no Aumento da Espessura Muscular

Estudos Científicos
20/fev/2017


Os efeitos da suplementação proteica na espessura e na força muscular parecem ser largamente dependentes da sua composição. O estudo conduzido por Babault et al. (2015) teve como objetivo comparar o impacto de uma suplementação oral com proteína vegetal da ervilha, Whey protein ou placebo na espessura e força do músculo bíceps braquial, após um programa de treinamento de resistência de 12 semanas. Para isso, 161 homens com idades entre 18 e 35 anos foram randomizados para receberem 25 g de proteína de ervilha (n=53), 25 g de Whey protein (n=54) ou placebo duas vezes ao dia, durante o período de treinamento de 12 semanas.

Os testes foram realizados nos músculos bíceps na inclusão (D0), na metade (D42) e pós-treinamento (D84). A espessura muscular foi avaliada por ultrassonografia e a força foi medida em um dinamômetro isocinético. Os resultados demonstraram que, sobre os participantes mais fracos (com relação à força na inclusão), os aumentos de espessura foram significativamente diferentes entre os grupos (+20,2 ± 12,3%, +15,6 ± 13,5% e +8,6 ± 7,3% para ervilha, Whey e Placebo, respectivamente). Os aumentos de espessura foram significativamente melhores no grupo proteína de ervilha quando comparado com o placebo. Já entre o Whey e as outras duas condições não houve diferença.

A força muscular também aumentou com o tempo sem diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Os pesquisadores concluíram que em adição a um treinamento apropriado, a suplementação com proteína de ervilha promove melhores aumentos na espessura muscular, quando comparado ao placebo, especialmente para pessoas que iniciam ou regressam a um fortalecimento muscular. Uma vez que não se obteve qualquer diferença entre os dois grupos de proteínas, a proteína de ervilha vegetal pode ser utilizada como uma alternativa aos produtos dietéticos à base de soro de leite.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp