Qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter?

Gestão e Marketing
12/fev/2020

Cada formato de e-mail tem um objetivo diferente, e conhecê-los pode alcançar mais resultados


Você sabe a diferença entre e-mail marketing e newsletter? Sabe, ainda, que existem diversos tipos de e-mail que podem ser utilizados para divulgação, captação de leads e fidelização de clientes para uma empresa?

Quando bem programados e planejados, os e-mails marketing podem trazer resultados incríveis para a produtividade de uma empresa.

Por isso, decidimos explicar e exemplificar para você poder conhecer um pouco melhor cada nomenclatura!

Entenda o que é o E-mail Marketing:

O e-mail marketing é uma ferramenta mais generalizada, utilizada como ferramenta de marketing direto. Por isso, ele também é conhecido como correio eletrônico.

Ao contrário do que se pensa, o e-mail marketing não tem como objetivo gerar vendas, e sim a captação de leads, a divulgação e produção de conteúdo e a proximidade com o público. Ele é utilizado para enviar desde ofertas até avisos e mensagens comemorativas.

Vale destacar, ainda, que o e-mail marketing não se enquadra nos e-mails do tipo spam, que lotam as caixas de entrada.

Na realidade, de acordo com uma pesquisa da MarketingSherpa, cerca de 72% dos consumidores entrevistados consideram o e-mail marketing como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. Veja, a seguir, um modelo de e-mail marketing:

Entenda o que é a Newsletter

A newsletter, por sua vez, está inserida dentro das possibilidades do e-mail marketing. Ou seja, ela é um tipo de e-mail marketing. A diferença entre a newsletter e os outros modelos de correio eletrônico é que ela possui um caráter mais informativo e esporádico.
 
Sendo assim, o principal objetivo da newsletter é informar o público sobre as últimas notícias relacionadas à sua marca, blog ou novas promoções. Por isso, ela também serve para a manutenção da relação com os clientes.

Um e-mail marketing do tipo newsletter é de suma importância para uma empresa que deseja criar vínculos com os leitores, gerar confiabilidade a longo prazo e abrir caminho mais facilmente para a ação desejada. Veja um exemplo a seguir: 

Conheça outros tipos de e-mail

Além da newsletter, existem outros três tipos de e-mail marketing. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

1. E-mail promocional:

Utilizado, como o próprio nome diz, para promover produtos, descontos, novas coleções, e realizar todo tipo de campanha comercial.


 

2. E-mail transacional:

Utilizado para enviar mensagens de confirmação após o cliente realizar uma ação, compra, cadastro, solicitação de senha, dentre outros. Serve de ajuda para o cliente no meio de um processo.


 

3. E-mail automático:

Utilizado para enviar campanhas automáticas com objetivos específicos. Além disso, são a ferramenta principal para gerar engajamento.


 
Agora que você já sabe a diferença entre e-mail marketing e newsletter, você já pode começar a usar o correio eletrônico da sua empresa como ferramenta de divulgação, captação de leads e fidelização de clientes. Aproveite e assine também a newsletter da Consulfarma!


?? Clique no link para se inscrever: https://conteudo.consulfarma.com/newsletter


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp