Saiba os benefícios que o uso de antioxidantes traz para a pele

Estudos Científicos
03/abr/2018

Os antioxidantes oferecem inúmeros benefícios para o corpo e para a pele. Conheça eles agora


A nossa pele está exposta a inúmeros agressores que contribuem para a formação de radicais livres - espécies reativas ou moléculas, altamente instáveis. Essas substâncias são produzidos em pequenas quantidades pelo metabolismo celular, como na produção de energia, fagocitose, controle do crescimento celular e síntese de compostos biológicos. Sua formação ocorre devido à poluição do meio ambiente, exposição solar, resíduos de agrotóxicos presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros), raio-X, radiações ultravioleta e gama e, por fim, estresse.

As mudanças na pele tornam-se visíveis com a exposição e o passar do tempo: aparecimento de rugas, aspereza, falta de pigmentação e flacidez. O embasamento científico possibilitou o desenvolvimento de vários ativos cosméticos e nutricosméticos empregados em novos produtos, especialmente contendo antioxidantes com os quais é possível retardar os efeitos cutâneos dos radicais livres. Mas o que seriam esses antioxidantes?

O antioxidante, como o próprio nome sugere, impede a oxidação, e também inativa a formação dos radicais livres, com foco em diminuir seus efeitos e reparar os danos celulares por eles provocados. Um exemplo de um excelente antioxidante eficaz no tratamento da pele é a vitamina E, que interrompe a formação dos radicais livres envolvidos na peroxidação lipídica ao doar hidrogênio, convertendo-os em uma forma menos agressiva, de fraca ou nenhuma toxicidade, para proteger os lipídios e fosfolipídios da membrana contra a oxidação. Os benefícios do seu uso são a hidratação cutânea e proteção contra radiação ultravioleta.

Outros exemplos de antioxidantes são os polifenóis, que também atuam contra o aumento da peroxidação lipídica. Essas substâncias trabalham para preservar a barreira da pele e proteger contra os efeitos deletérios da radiação UV, como o envelhecimento cutâneo, e aumentam a síntese de colágeno tipo 1. Elas ainda tratam e previnem o aparecimento das linhas de expressão. 

Autor(a)

Letícia Oliveira
Letícia Oliveira
Farmacêutica Consultora Técnica Consulfarma

Farmacêutica, Pós-graduada em Tecnologia Cosmética e com MBA em Cosmetologia. Atua na área de Farmácia Magistral ao longo de sua carreira. Trabalha como Consultora Técnica na Consulfarma e no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa há mais de 9 anos. Integrante do Corpo Docente do Instituto de Cosmetologia.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp