Terbinafina Oral + Tópica é Solução Rápida para Tratamento de Dermatofitose dos Pés

Estudos Científicos
24/nov/2016


A dermatofitose dos pés é uma doença crônica e resistente a antifúngicos tópicos. Os poucos antifúngicos tópicos efetivos devem ser usados por um longo período de tempo, o que reduz a adesão ao tratamento. Por isso, Shi et al. (2014) avaliaram a utilização de pomada de terbinafina e ureia 10% associado à terbinafina oral para tratamento da dermafitose.

Os pacientes com dermafitose foram aleatoriamente divididos em dois grupos: o Grupo I realizou tratamento com terbinafina oral durante duas semanas e pomada de terbinafina + ureia 10% durante 4 semanas.  O grupo II administrou apenas a pomada antifúngica de terbinafina e ureia por 12 semanas. Índices de melhora clínica e taxas de erradicação de fungos foram comparados entre os dois grupos 24 semanas após o início do tratamento.

Os resultados mostraram que o grupo I obteve resultados positivos e de mesma qualidade, porém 8 semanas antes do que o grupo II. Pode-se concluir que a combinação terapêutica associada entre terbinafina oral e tópica traz benefícios efetivos e seguros para o tratamento da dermatofitose.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp