Uso de Vitaminas para cães

Estudos Científicos
27/mar/2018

Conheça a importância da vitamina para tratamentos veterinários.


Em alguns casos, na Medicina Veterinária precisamos realizar determinados tratamentos com o uso de vitaminas. 

Dentre os principais grupos de antioxidantes utilizados pela Medicina Ortomolecular estão as vitaminas - complexos orgânicos necessários em pequenas quantidades para o metabolismo normal do corpo dos animais. A prática ortomolecular, que preconiza o uso das vitaminas, visa a eliminação dos radicais livres, substâncias presentes no organismo responsáveis por inúmeras doenças e também pelo envelhecimento precoce, através do uso de substâncias denominadas antioxidantes. 

A maior parte das vitaminas não é sintetizada pelo organismo, ou são em pequenas quantidades. Sendo assim, a inadequada ingestão das destas na dieta ou em condições especificas, como a gestação, lactação, envelhecimento e presença de doenças agudas ou crônicas, pode causar estados de deficiência vitamínica.

Essas substâncias são usadas clinicamente não apenas como prevenção, mas também como terapia complementar e no tratamento especifico de certas deficiências vitamínicas. A vitamina A, por exemplo, é usada para as funções visuais, a E é usada para reforçar o sistema reprodutor, a B12 usada como antineurítica e assim por diante. Portanto, cada tipo possui uma função e oferece um benefício específico quando utilizado corretamente e nas doses adequadas para cada animal e para cada doença.

Lembrando sempre que vitaminas, suplementos ou medicamentos nunca devem ser administrados aos animais sem a indicação e supervisão de um médico veterinário, pois o uso incorreto pode comprometer a saúde de seu animal.

Converse com o seu veterinário!

Autor(a)

Vanessa Gonçalves
Vanessa Gonçalves
Médica Veterinária e Coordenadora Vet Consulfarma

Médica Veterinária e Farmacêutica, Vanessa é Consultora Técnica na área de farmácia magistral há 20 anos. É Pós Graduada em Dermatologia Veterinária, Farmacologia e Clínica Veterinária, Cosmetologia Clínica, Nutrição e Medicina Ortomolecular. Também é Mestranda em Biotecnologia alimentar e nutrição. Além disso, é palestrante nas áreas farmacêutica e veterinária, com ênfase em manipulação magistral. Vanessa é Gerente do departamento Veterinário da Consulfarma e coordenadora das Pós Graduação de Farmácia Veterinária.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp