VOCÊ DÁ FEEDBACK PARA SEUS COLABORADORES?

Gestão e Marketing
16/nov/2017

Feedback é a melhor maneira de alinhar o trabalho entre gestor e colaborador


O Feedback é a maneira efetiva de colocar as cartas na mesa com o colaborador, pois seu trabalho muitas vezes não está sendo feito da maneira correta por falha do gestor, que não soube passar a informação correta ao funcionário, orientá-lo, treiná-lo ou mesmo inspirá-lo com efetiv idade.

Há também casos em que o colaborador tem certeza de que está fazendo o seu melhor, o que é totalmente contrário aos olhos do proprietário da farmácia magistral. Outro caso comum é ter uma equipe desmotivada ou acomodada, ou um time “preguiçoso” dentro da empresa.

Se você se identificou com algum caso assim, chegou a hora de aplicar o feedback na sua farmácia!


Existem regras para passar isso?

Há algumas particularidades que, quando respeitadas, trarão melhores resultados no trabalho. A partir de agora, aprenda quatro regras para passar um bom feedback:

1)      Este nunca pode ser passado em conversas de corredores. Para que seja efetivo, use um lugar reservado, como uma sala de reunião ou a sua sala, por exemplo.

2)      Nunca deixe o colaborador constrangido na frente dos outros, essa atitude pode custar sua carreira dele na empresa, e você pode estar ganhando um inimigo dentro da sua casa.

3)       Feedbacks de resultados rápidos são feitos com elogios, depois disso você coloca a ação o que quer melhorar. Além disso, evite palavras de quebra de comunicação, como “mas”, “porém”, entre outras. Exemplo: Maria, eu gostaria de parabenizá-la pelo trabalho que tem feito para o crescimento da farmácia, por isso montei uma nova estratégia para crescermos ainda mais e gostaria de contar com a sua ajuda para... (aí vem a ação). Dessa maneira, o colaborador se sente motivado a dar o seu melhor, pois entende que se fizer o que você pediu, estará mandando bem.

4)      Comece sempre destacando os pontos positivos do colaborador, para que ele se sinta preparado, valorizado e incentivado. Posteriormente, os pontos negativos sem que lhe aponte erros ou faça acusações, mas demonstre que você quer que ele(a) "assuma mais desafios", "cresça" e de que você "conta com ele para evoluir de X maneira."

5)      Se seu colaborador lhe interromper durante o feedback, não faça o mesmo. É possível que levante seu tom de voz para interferi-lo ou se apresse, o que pode passar a imagem de que está estressado. Isto abalaria a confiança do funcionário e pode interferir no seu trabalho ou aplicação de pontos de melhoria depois do feedback.

6)      Se for preciso, corrija a rota, explique que o trabalho não está sendo feito da maneira correta e que se não começarmos a desempenhar um bom papel, a empresa estará perdendo, e você como gestor tem que pensar na farmácia (sempre em último caso).

7)      E, por último, dê o exemplo. Não cobre o que você não faz, não exija uma postura que você mesmo não tem. Da mesma forma que colaboradores desmotivados "contaminam o ambiente", você também pode.

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp