Óleo de Oliva Previne o Surgimento da Úlcera de Pressão

Estudos Científicos 12/fev/2021

Úlcera por Pressão

Propriedades do Óleo de Oliva

As úlceras por pressão (UP) são um problema importante para os sistemas de saúde, devido ao seu impacto negativo na saúde e na qualidade de vida dos pacientes, as repercussões sócio-ocupacionais nos cuidadores e seu elevado consumo de recursos, além de ações judiciais relacionadas a essa má condição.

A prevenção de UP inclui a avaliação e o cuidado da pele. A pele seca é considerada um fator de risco independente significativo para o início da UP, enquanto a pele lisa é mais resistente a pressões externas. As medidas recomendadas para cuidados com a pele incluem:

Ø  Aplicação tópica de produtos hidratantes;

Ø  Ácidos graxos hiperoxigenados (HOFAs);

Ø  Cremes de silicone.

Os benefícios da aplicação tópica de ácidos graxos essenciais para prevenir e tratar diferentes lesões cutâneas estão bem elucidadas. Verificou-se que melhora a hidratação e a elasticidade da pele e evita sua ruptura nos casos de deficiência nutricional.

Óleo de Oliva

Vários tipos de óleos têm sido usados para os cuidados com a pele em pacientes, incluindo o óleo de oliva, que é rico em ácidos graxos essenciais, como ácidos oleico e linoléico, fitoesteróis e esqualeno, conferindo propriedades importantes para a pele.

Ø  Melhora a hidratação;

Ø  Exerce uma ação protetora;

Ø  Emoliente;

Ø  Regenerador.

Estudos experimentais demonstraram que o óleo de oliva exerce efeitos benéficos sobre a pele e pode promover a cicatrização de úlceras.


Estudo Comprova

Óleo de Oliva Previne o Surgimento da Úlcera de Pressão

Díaz-Valenzuela et al., (2019) conduziram um estudo clínico multicêntrico, randomizado, controlado e duplo-cego para comparar a eficácia terapêutica da aplicação tópica de uma solução de óleo de oliva na prevenção de úlceras de pressão. 

Para isso, 537 pacientes residentes de casas de repouso foram selecionados e divididos em dois grupos, nos quais receberam durante 30 dias ou até o início da progressão da úlcera: Grupo 1 (Óleo de Oliva) e Grupo 2 (Ácidos graxos hiperoxigenados).

Resultados:

ü  A incidência de úlcera por pressão foi de 4,18% no grupo de azeite contra 6,57% no grupo controle, com uma diferença de incidência de -2,39% (IC 95% = -6,40 a 1,56%);

ü  Não foram observados efeitos adversos no grupo do azeite.


Conclusão:

A aplicação tópica com óleo de oliva demonstrou ser uma terapia segura e eficaz na prevenção da úlcera de pressão. 



Referências:

Díaz-Valenzuela A1,2, García-Fernández FP3,4, Carmona Fernández P1,5, Valle Cañete MJ1, Pancorbo-Hidalgo PL2,4. Effectiveness and safety of olive oil preparation for topical use in pressure ulcer prevention: Multicentre, controlled, randomised, and double-blinded clinical trial. Int Wound J. 2019 Dec;16(6):1314-1322. doi: 10.1111/iwj.13191. Epub 2019 Sep 2.



à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.


o de Oliva


Distúrbios de Estresse e Ansiedade

Curso ao vivo sobre Distúrbios do Estresse e Ansiedade para farmácias magistrais e prescritores

Inscreva-se

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads