Aminoácidos na Melhora da Funcionalidade em Pacientes com Fratura no Quadril

Estudos Científicos 09/fev/2021

Fratura do Quadril

Intervenção Nutricional no Manejo da Fragilidade Osteoporótica 

A fratura no quadril é uma das fragilidades osteoporóticas mais comuns que requerem hospitalização, apresenta um alto risco de mortalidade e limitação de função e independência nas atividades da vida diária.

Sarcopenia

A sarcopenia é uma condição caracterizada por uma diminuição da massa muscular com déficit de força concomitante e baixo desempenho físico.

É decorrente de diversos fatores, tais como envelhecimento, desnutrição, redução da atividade física, distúrbios de inervação, inflamação subclínica ou de baixo grau e anormalidades metabólicas. 

Estudos anteriores mostraram uma alta prevalência de sarcopenia em pacientes com fratura de quadril com importantes implicações na incapacidade e recuperação funcional.

Além disso, a desnutrição geral tem sido reconhecida como altamente prevalente e um forte preditor de maus resultados após fratura osteoporótica de quadril, confirmada pela associação entre baixos níveis séricos de albumina e baixa recuperação.

Intervenção

O exercício físico e a nutrição têm papel fundamental no manejo multidisciplinar de pacientes idosos fraturados, sendo duas intervenções sinérgicas capazes de modificar os resultados da reabilitação nessa condição.

Portanto, o exercício físico e a nutrição parecem ter um papel fundamental no manejo de pacientes com fratura de quadril.


Estudo Comprova

Aminoácidos na Melhora da Funcionalidade em Pacientes com Fratura no Quadril

Esse estudo piloto, randomizado e controlado conduzido por Invernizzi et al., (2019) teve como objetivo avaliar os benefícios da reabilitação de exercícios físicos combinada a suplementação de aminoácidos na melhora do motilidade em pacientes com fratura no quadril.

Para isso, 32 pacientes com idade maior que 65 anos com fratura no quadril foram selecionados e randomizados em Grupo 1 (Reabilitação + Suplementação de Aminoácidos) e Grupo 2 (Reabilitação).

Resultados:

ü  Todos os participantes apresentaram diferenças significativas em todos os resultados em T1 (p <0,017);

ü  Os pacientes sarcopênicos que receberam a suplementação mostrou diferenças estatisticamente significativas em todos os resultados primários em T1 (p <0,017), enquanto que os pacientes sarcopênicos do grupo que realizou apenas a reabilitação mostrou redução apenas em ILOA;

ü  Em pacientes não-sarcopênicos, não foi encontrado diferenças em T1 em todas as medidas de resultados.

Conclusão:

A suplementação de aminoácidos combinada a reabilitação com exercícios físicos parece ser eficaz na melhora da funcionalidade em pacientes sarcopênicos e com fratura de quadril.


Referências:

Invernizzi M1, de Sire A2,3, D'Andrea F4, Carrera D4, Renò F5, Migliaccio S6, Iolascon G3, Cisari C2,7.  Effects of essential amino acid supplementation and rehabilitation on functioning in hip fracture patients: a pilot randomized controlled trial. Aging Clin Exp Res. 2019 Oct;31(10):1517-1524. doi: 10.1007/s40520-018-1090-y. Epub 2018 Dec 11.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Distúrbios de Estresse e Ansiedade

Curso ao vivo sobre Distúrbios do Estresse e Ansiedade para farmácias magistrais e prescritores

Inscreva-se

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads