Beta Glucanos são Eficazes Imunomoduladores

Estudos Científicos 18/fev/2021

Beta Glucanos

Propriedades

As superfícies mucosas, incluindo a gastrointestinal, nasal e broncoalveolar, representam parte do corpo do animal que está permanentemente exposta à agressão de patógenos e toxinas.

Dessa forma, a adequada manutenção do sistema imune associado às mucosas representa uma tarefa crucial na proteção da saúde.

A ação de derivados de levedura tem sido bastante avaliada, especialmente da fração beta glucano, um potente imunomodulador, com ação já demonstrada em cães e gatos, sendo benéfico no tratamento de algumas doenças.

à Manonoproteínas e sua porção de carboidrato (alfa-d-manano): são responsáveis pelo reconhecimento e interações célula-célula, interações com o meio e determinam a especificidade antigênica da levedura;

à Beta-glucanos e a quitina: são responsáveis pela rigidez da parede celular.

Ambos os tipos de polissacarídeos constituintes principais da parede celular, os beta-glucanos e alfa-mananos, têm sido reconhecidos como capazes de modular o sistema imune por meio de interações específicas com várias células imunocompetentes.


Beta Glucanos

Evidências sobre sua Eficácia em Cães

Os beta glucanos agem por estimulação do sistema imune, desencadeando ações que parecem ter efeito benéfico contra uma variedade de bactérias, vírus, fungos e parasitas, além de atuar como adjuvante na terapia anti-tumoral.

1.    Pesquisadores avaliaram o uso de beta glucano por quatro semanas e encontraram efeitos sobre a imunidade humoral, com aumento de IgM sérica e diminuição de IgA no soro e nas mucosas;

2.    Outro estudo observou seus efeitos sobre parâmetros imunológicos específicos e não-específicos na espécie canina, com o uso de uma solução concentrada deste suplemento, a qual foi fornecida a filhotes de cães de várias raças. Foi notado aumento de parâmetros imunológicos inespecíficos, tais como atividade funcional de fagócitos e linfócitos, além de aumento no título de anticorpos contra o vírus da raiva, após vacinação.

Outro Estudo 

Neste estudo, 15 cães beagle receberam diariamente por 4 semanas Beta glucanos ou Placebo.

Resultados:

ü  No final deste período, o nível sérico total de imunoglobulina A (IgA) diminuiu significativamente no grupo tratado com beta glucano em comparação com o grupo controle, bem como com as concentrações antes da suplementação;

ü  Por outro lado, o nível total de IgM no soro aumentou significativamente, enquanto que nenhum efeito no nível de IgG ocorreu;

ü  Alterações semelhantes foram observadas nos títulos de IgA e IgM específicos de Bordetella após a vacinação durante o período de suplementação;

ü  A concentração de IgA também se tornou significativamente menor na saliva e nas lágrimas do grupo beta glucano comparado ao grupo placebo. Os efeitos desapareceram 1 semana após a interrupção da suplementação.

 

Conclusão:

Em conclusão, os resultados mostraram uma mudança temporária no perfil do isótipo durante a suplementação de beta glucanos (STUYVEN; VERDONCK; VAN HOEK; DAMINET et al., 2010).


Referências:

STUYVEN, E.; VERDONCK, F.; VAN HOEK, I.; DAMINET, S. et al. Oral administration of beta-1,3/1,6-glucan to dogs temporally changes total and antigen-specific IgA and IgM. Clin Vaccine Immunol, 17, n. 2, p. 281-285, Feb 2010.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.


Distúrbios de Estresse e Ansiedade

Curso ao vivo sobre Distúrbios do Estresse e Ansiedade para farmácias magistrais e prescritores

Inscreva-se

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads