Co-suplementação de Probióticos e Selênio Melhora a Função Cognitiva e Perfis Metabólicos

Estudos Científicos 15/fev/2021

Alzheimer

Associação de Selênio e Probióticos 

A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

A produção elevada de espécies reativas de oxigênio (EROs) e marcadores inflamatórios, sistemas antioxidantes diminuídos e eficiência reduzida nos mecanismos de reparação têm sido associados à DA. Além disso, estudos anteriores relataram que anormalidades metabólicas estão relacionadas a patogênese da DA, como:

Ø  Hiperinsulinemia;

Ø  Hiperglicemia;

Ø  Diminuição da sensibilidade à insulina

Ø  Dislipidemia 


Associação de Selênio + Probióticos no Alzheimer

Anteriormente, foi relatado que o aumento da permeabilidade da barreira intestinal e das células sanguíneas induzida pela disbiose da microbiota pode afetar a patogênese da DA e outros distúrbios neurodegenerativos associados ao envelhecimento.

O selênio, que é um importante oligoelemento e desempenha um papel crítico em vários processos redox e metabólicos, demonstrou ser usado na prevenção do início e progressão da DA.

A associação de selênio e probióticos apresentam importantes efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que são úteis na função cerebral e também no status metabólico. Os resultados demonstraram efeitos positivos no controle glicêmico, perfil lipídico, função cognitiva e no estresse oxidativo.


Estudo Comprova

Co-suplementação de Probióticos e Selênio Melhora a Função Cognitiva e Perfis Metabólicos                                               

Um estudo clinico controlado, randomizado e duplo-cego conduzido por Tamtaji et al., (2019) teve como objetivo determinar os efeitos da co-suplementação de probióticos e selênio na função cognitiva e no status metabólico de pacientes com Doença de Alzheimer (DA).

Resultados:

ü  A co-suplementação, em comparação com o placebo, reduziu significativamente a proteína C reativa sérica de alta sensibilidade (P <0,001), insulina (P = 0,001), modelo de homeostase da avaliação da resistência à insulina (P = 0,002);

ü  Além disso, diminuiu também LDL-colesterol (P = 0,04) e relação total / HDL-colesterol (P = 0,004), e aumentou significativamente a glutationa total (P = 0,001) e o índice quantitativo de verificação da sensibilidade à insulina (P = 0,01);

ü  Em comparação com apenas selênio e placebo, a co-suplementação de probiótico e selênio resultou em um aumento significativo no escore do mini estado mental (+1,5 ± 1,3 vs. +0,5 ± 1,2 e -0,2 ± 1,1, respectivamente, P <0,001).

Conclusão:

Os probióticos em associação com o selênio promoveu melhora significativa em todos os parâmetros metabólicos avaliados e também exerceu efeitos positivos nos parâmetros cognitivos avaliados. 



Referências:


Tamtaji OR1, Heidari-Soureshjani R2, Mirhosseini N3, Kouchaki E4, Bahmani F5, Aghadavod E5, Tajabadi-Ebrahimi M6, Asemi Z7. Probiotic and selenium co-supplementation, and the effects on clinical, metabolic and genetic status in Alzheimer's disease: A randomized, double-blind, controlled trial. Clin Nutr. 2019 Dec;38(6):2569-2575. doi: 10.1016/j.clnu.2018.11.034. Epub 2018 Dec 10.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Distúrbios de Estresse e Ansiedade

Curso ao vivo sobre Distúrbios do Estresse e Ansiedade para farmácias magistrais e prescritores

Inscreva-se

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads