Resveratrol na Melhora do Perfil Lipídico

Estudos Científicos 02/fev/2021

Ativo Diminui as Concentrações Totais de Colesterol e Triacilglicerol

Os níveis elevados de lipídios na circulação é um importante fator de risco para o comprometimento da saúde cardiovascular, onde o colesterol total elevado, o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) elevado em conjunto com o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) diminuído podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Com a alta prevalência de dislipidemina presente em todo o mundo, a busca por terapias complementares em populações de alto risco começou a surgir como uma prioridade.

resveratrol é um composto polifenólico de origem natural encontrado majoritariamente em uvas e vinho tinto, o qual proporciona diversos benefícios à saúde, como atividade antimicrobiana e uma importante ação antioxidante.

Tem sido postulado que o consumo moderado de vinho tinto, que contém uma quantidade considerável do composto polifenóico, na França está associado à baixa incidência de doenças cardiovasculares e, portanto, considera-se que o resveratrol pode exercer um potencial efeito cardioprotetor no processo aterosclerótico.

Resultados

Através de um estudo clínico randomizado, duplo-cego e placebo-controlado conduzido por Simental-Mendia e Guerrero-Romero (2018), foi possível avaliar os efeitos do resveratrol no perfil lipídico em indivíduos com dislipidemia.

Os resultados obtidos foram os seguintes: em ambos os grupos não foi observado efeitos adversos durante o período de acompanhamento, houve uma diminuição significativa nas concentrações de colesterol total (201,4 ± 34,4 versus 220,6 ± 37,4, P = 0,04) e triacilglicerol (133,4 ± 55,3 versus 166,7 ± 68,5, P = 0,04) no grupo 1 em comparação com o grupo 2 e não houve diferenças significantes para os níveis HDL e LDL.

Conclusão

Com base nos resultados, foi possível concluir que a suplementação com resveratrol reduz a concentração de colesterol total e triacilglicerol em indivíduos com dislipidemia.

Referências

SIMENTAL-MENDIA, L. E.; GUERRERO-ROMERO, F. Effect of resveratrol supplementation on lipid profile in subjects with dyslipidemia: A randomized double-blind, placebo-controlled trial. Nutrition, v. 58, p. 7-10, Jul 12 2018. ISSN 0899-9007.  

Distúrbios de Estresse e Ansiedade

Curso ao vivo sobre Distúrbios do Estresse e Ansiedade para farmácias magistrais e prescritores

Inscreva-se

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads