Suplementação de Ashwagandha Para Melhorar a Qualidade do Sono

Estudos Científicos 08/fev/2021

Uso de Ashwagandha na Insônia

Diminui a Latência de Início do Sono e Melhora a Qualidade do Sono

O sono é uma parte obrigatória da vida que naturalmente nos rejuvenesce fisiológica e bioquimicamente. Em média, mais de 30% da vida humana é gasta dormindo. Além do rejuvenescimento, o sono é diretamente associado ao bom funcionamento do sistema nervoso central, manutenção da pressão arterial, metabolismo, catabolismo, regulação da temperatura, consolidação da memória e várias outras funções fisiológicas essenciais. Nos últimos tempos, a insônia tornou-se um distúrbio comum, que afeta uma grande parcela da população e prejudica a saúde geral e o bem-estar mental. A insônia é clinicamente caracterizada por dificuldade no início ou na manutenção do sono, ou uma combinação de ambos.

Os critérios que designam insônia são a latência média do sono superior a 30 minutos, a vigília após o início do sono por mais de 30 minutos e a eficiência do sono inferior a 85% do tempo total de sono (menos de 6,5 horas). A insônia muitas vezes leva à fadiga, esgotamento de energia, comprometimento da concentração e aumento da irritabilidade.

Experimentos utilizando modelos animais indicaram efeitos cardioprotetores, imunomoduladores, antidiabéticos e neuroprotetores do extrato da Ashwagandha (Withania somnifera). Estudos clínicos conduzidos sob várias condições sugerem que a Ashwagandha melhora o desempenho sexual em homens e mulheres, auxilia na redução e no controle do estresse e da ansiedade, e melhora a memória e a cognição em adultos e em pacientes saudáveis com transtorno bipolar.

Ashwagandha no Manejo da Insônia

No presente estudo, foi investigado o impacto da Ashwagandha, comparado com o placebo, em pacientes com insônia. O ciclo sono-vigília foi monitorado por meio de dispositivos de actigrafia simples, que permitem análises dos registros do sono. Os parâmetros estimados para a actigrafia do sono são a latência do início do sono (SOL), o tempo total de sono (TST), a eficiência do sono (SE) e o acordar após o início do sono (WASO).

A actigrafia do sono é uma ferramenta validada e tornou-se uma prática comum, juntamente com registros de sono padrão. Um questionário como o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) foi utilizado para medir a qualidade e os distúrbios do sono em adultos. O PSQI tem sete componentes: sono subjetivo, latência do sono, duração do sono, eficiência habitual do sono, distúrbios do sono, necessidade de medicamentos para iniciar o sono e disfunção diurna no último mês. A Hamilton Anxiety Rating Scale (HAM-A) usada no estudo foi outra importante escala de classificação, desenvolvida para medir a gravidade dos sintomas de ansiedade. O HAM-A consiste em 14 elementos e atende a ambos os sintomas psicológicos e somáticos.


Estudo Comprova

Suplemento Fitoterápico para Melhorar a Qualidade do Sono

Esse estudo, conduzido por Langade et al. (2019), teve como objetivo determinar a eficácia e a segurança da Ashwagandha (Withania somnifera) em pacientes com insônia e ansiedade.

Resultados:

  • A latência de início do sono foi semelhante entre os dois grupos. Porém, após 10 semanas de tratamento, a latência de início do sono foi menor (p=0,019) no grupo 1, quando comparado com o placebo;
  • A eficiência do sono no grupo Ashwagandha foi de 75,63 na linha base para 83,48 após 10 semanas. No grupo placebo, as alterações nos escores foram de 75,14 na linha base para 79,68 após 10 semanas;
  • Houve melhora significativa na qualidade do sono no grupo 1 (p=0,002), quando comparado com o placebo;
  • Houve melhora significativa na qualidade dos outros parâmetros avaliados (PSQI e HAMA-A).

Conclusão:

A Ashwagandha é um composto indutor do sono, diminui a latência de início do sono, melhora a qualidade do sono e é bem tolerado em pacientes com insônia e ansiedade. 


Referências:

LANGADE, D. et al. Efficacy and Safety of Ashwagandha (Withania somnifera) Root Extract in Insomnia and Anxiety: A Double-blind, Randomized, Placebo-controlled Study. Cureus. 2019 Sep 28;11(9):e 5797.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.


Distúrbios de Estresse e Ansiedade

Curso ao vivo sobre Distúrbios do Estresse e Ansiedade para farmácias magistrais e prescritores

Inscreva-se

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads