Associação de Curcumina e Resveratrol em Pacientes com Doença Renal Crônica Melhora a Massa Muscular e Reduz os Níveis de Ferritina nos Indivíduos com Sobrecarga de Ferro Sob Hemodiálise

Estudos Científicos
04/nov/2021


Doença Renal Crônica

Benefícios da Curcumina e Resveratrol 


Perda da Massa Muscular

A perda de massa muscular é especialmente relevante em pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), pois é progressiva, aumenta a morbidade e o risco de morte. 

Estudos identificaram o sistema de ubiquitina proteassoma (UPS) como a principal via de degradação de proteínas do músculo esquelético. Além disso, o aumento do Fator Nuclear NFKB sinaliza redução da ação da insulina e promove perda muscular. 


Perda da Massa Óssea

A DRC também foi associada à inflamação de baixo grau e é uma das principais causas de perda óssea local e sistêmica devido à reabsorção óssea excessiva e à formação óssea prejudicada. 


Sobrecarga de Ferro

A sobrecarga de ferro é uma complicação comum em pacientes com DRC em hemodiálse. É resultado da transfusão de células vermelhas que esses pacientes recebem para tratar anemia sintomática, bem como da administração enteral e/ou parenteral de suplementos de ferro.


Benefícios da Curcumina e Resveratrol 


Curcumina: Pode prevenir o dano muscular pelcurcumina: Pode prevenir o dano muscular pela downregulation do NFKB, e pregulation do fator nucear (derivado de eritróide 2); Alguns alvos moleculares da curcumina são envolvidos na remodelação óssea.


Resveratrol: De acordo com evidências, previne o aumento da expressão da proteína MuRF1, atenuando a atrofia muscular; Além disso, inibe a atividade de NFKB e ativa AMPK.


 Estudo Comprova

Suplementação de Resveratrol e Curcumina é Benéfica em Pacientes com Doença Renal Crônica

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de resveratrol e curcumina na recuperação da oxidação da massa óssea e muscular, oxidação proteica, peroxidação lipídica em pacientes com doença renal crônica, sob hemodiálise e com sobrecarga de ferro (MURILLO ORTIZ; FUENTES PRECIADO; RAMÍREZ EMILIANO; MARTÍNEZ GARZA et al., 2019).       


Resultados:

ü  Houve redução significativa nos níveis de ferritina sérica no grupo 1 (-15,45%), enquanto que o grupo 2 não demonstrou nenhuma alteração;

ü  Diferenças significativas foram observadas na composição corporal de ambos os grupos (IMC, porcentagem de gordura, massa muscular, massa óssea), bem como escores de avaliação global subjetiva;

ü  Além disso, foram demonstradas diferenças entre os valores do início e final do estudo nos níveis séricos de triglicerídeos (TG) e VLDL.


Conclusão:

A suplementação de resveratrol e curcumina foi benéfica na massa óssea e muscular para pacientes com doença renal crônica e sobrecarga de ferro.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp