Associação de L. reuteri e Pantoprazol na Infecção por H. pylori

Estudos Científicos
11/ago/2021

Eficácia Similar à Terapia Tripla na Erradicação e Melhora dos Sintomas Relacionados


Infecção por H. pylori

Benefícios dos Probióticos na Erradicação

 

O Helicobacter pylori é um patógeno humano gram-negativo, que coloniza a mucosa gástrica de mais de 50% da população global. Ele é capaz de sobreviver ao ambiente ácido do estômago devido sua capacidade de aderir à mucosa gástrica.


As opções terapêuticas para infecção por H. pylori com a proposta de erradicação, incluem diferentes combinações de inibidores da bomba de prótons e dois ou três antibióticos. Porém, tal abordagem está associada a altos riscos de efeitos adversos.


Probióticos na Infecção por H. pylori

Os probióticos são utilizados no tratamento da infecção por H. pylori e já provaram ser úteis na redução de efeitos colaterais dos antibióticos, o tratamento padrão dessa desordem, e aprimoramento da adesão do paciente.

A cepa de Lactobacillus reuteri tem demonstrado efeitos inibitórios na mucosa gástrica humana contra o H. pylori. L. reuteri produz reuterina, um antibiótico ativo de amplo espectro contra o H. pylori, sem produzir resistência antimicrobiana




 Estudo Comprova

L. reuteri e Pantoprazol Apresentam Eficácia Similar a Terapia Tripla na Infecção por H. pylori

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do L. reuteri com pantoprazol comparado a terapia tripla (pantoprazol, amoxicilina e claritromicina) em pacientes com infecção por H. pylori e dispepsia funcional (MURESAN; POP; DUMITRASCU, 2019).


Resultados:

ü  O grupo 2 (Pantoprazol + L. reuteri) apresentou 65,22% de taxa de erradicação, comparado a 73,91% de taxa de cura no grupo 1 (terapia, sendo que a diferença entre os grupos não foi estatisticamente significativa;

ü A aderência total foi boa e a erradicação da H. pylori foi associada com melhora nos sintomas dispépticos para ambos os regimes de erradicação. 


Conclusão:

A suplementação de L. reuteri é uma boa alternativa em pacientes com dispepsia crônica para erradicação de H. pylori. Sua eficácia foi similar a terapia tripla.


Referências:


MURESAN, I. A. P.; POP, L. L.; DUMITRASCU, D. L. Lactobacillus reuteri versus triple therapy for the eradication of Helicobacter pylori in functional dyspepsia. Med Pharm Rep, 92, n. 4, p. 352-355, Oct 2019.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp