Associação de Mio-Inositol e Ácido Alfa-Lipoico na Síndrome do Ovário Policístico

Estudos Científicos
18/out/2021

Melhora a Regularidade do Ciclo Menstrual e Melhora os Parâmetros Metabólicos


SOPC
Mecanismo de Ação do Mio-Inositol e Ácido Alfa-Lipoico

Mio-Inositol

Os inositóis estão envolvidos na transmissão do sinal pós-receptor de vários receptores, como insulina, hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio estimulante da tireoide (TSH), e o mio-inositol (MI) é uma das isoformas mais usadas do inositol.

Normalmente, o mio-inositol é convertido em D-chiro-inositol (DCI) por uma epimerase estimulada pela insulina que, em mulheres com síndrome do ovário policístico (SOPC) e resistência à insulina, está desregulada, causando alteração no equilíbrio normal desses dois isômeros no plasma e tecidos periféricos. Esse desequilíbrio contribui para resistência à insulina e problemas reprodutivos em mulheres com SOPC.


Ácido Alfa-Lipoico

O ácido alfa-lipoico e sua forma reduzida, o ácido dihidro-lipoico (DHLA), são potentes antioxidantes que podem atuar na neutralização de espécies reativas de oxigênio e regenerar outras moléculas antioxidantes. Além disso, ele:

Ativa a expressão de AMPK  Induz a translocação de GLUT4 para a  membrana plasmática

Estudo Comprova
Ácido Alfa-Lipoico e Mio-Inositol Melhoram a Regularidade Menstrual na SOPC

Esse estudo retrospectivo teve como objetivo avaliar os efeitos do tratamento com ácido alfa-lipoico (AAL) com duas doses diferentes de mio-inositol (MI) nos parâmetros clínicos e metabólicos de mulheres com SOPC (FRUZZETTI; BENELLI; FIDECICCHI; TONACCHERA, 2020).


Resultados:

ü  A regularidade do ciclo melhorou em 71,2% das mulheres. A melhora da ciclicidade menstrual ocorreu independente do estado de resistência à insulina e da presença de familiares diabéticos dos pacientes;

ü  As mulheres com resistência à insulina principalmente, mostraram uma melhora significativa nos parâmetros metabólicos, enquanto aquelas sem resistência à insulina tiveram alterações significativas nos hormônios reprodutivos;

ü  Das pacientes do grupo 1, 85,7% demonstraram melhores resultados na regularidade menstrual comparado ao grupo 2.


Conclusão:

A associação de ácido alfa-lipoico e mio-inositol afeta positivamente a regularidade menstrual de mulheres com SOPC, independentemente do seu fenótipo metabólico, com um efeito mais evidente com uma dose mais alta de mio-inositol. Esse efeito parece ser independente de insulina. A presença de resistência à insulina aparenta ser um preditor de responsividade ao tratamento em termos de melhora do perfil metabólico.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp