Novo Suplemento Auxiliar no Controle do Peso e da Ingestão Calórica

Estudos Científicos
18/nov/2021

Hidrolisado de Levedura Induz uma Diminuição do Peso Via Redução da Ingestão Calórica


Hidrolisado de Levedura Auxilia na Diminuição do Peso Corpóreo

Reduz a Sensação de Fome através da Diminuição dos Fatores Orexígenos

 

As leveduras naturalmente são ricas em minerais, vitaminas, aminoácidos, proteínas e desempenham um papel fundamental na alimentação e nutrição humana. O extrato de levedura tem alto potencial como fonte de moléculas biologicamente ativas e ingredientes alimentares funcionais. Uma proporção do extrato de levedura (contendo principalmente peptídeos abaixo de 10 kDa), conhecida como hidrolisado de levedura (YH), ??foi purificada industrialmente a partir de Saccharomyces cerevisiae por hidrólise de proteínas. Recentemente, o hidrolisado de levedura ganhou um mercado dietético amplo e crescente como um complemento útil contra a obesidade. Foi relatado que o hidrolisado de levedura poderia auxiliar na perda de peso em humanos obesos.


Mecanismo de ação

O hidrolisado de levedura diminui a sensação de fome, reduzindo a secreção de fatores orexígenos, como a grelina, que, por sua vez, reduz a ingestão de alimentos a curto prazo. A longo prazo, um aumento nos níveis de leptina pode ser um efeito indireto de uma redução cumulativa da grelina no apetite. O hidrolisado de levedura contém altos níveis de CHP (dipeptídeo cyclo-His-Pro), que desempenha um papel importante na regulação da leptina, já que CHP está relacionado com mecanismos dopaminérgicos pré-sinápticos e função semelhante à leptina no SNC.

 

Além disso, o hidrolisado de levedura altera a expressão do NPY (neuropeptídeo Y) no hipotálamo, o neuropeptídeo orexígeno, auxiliando na redução da ingestão calórica e consequentemente no gerenciamento de peso, com a perda de gordura corporal, especialmente na região abdominal, sem reduzir a massa magra em indivíduos obesos.


No mercado nacional está disponível o hidrolisado de levedura conhecido como DNF-10, que é composto por uma seleção específica de peptídeos com ação nos mecanismos reguladores da fome e saciedade para promover o controle da ingestão alimentar. Uma fração ativa peptídica é obtida após a hidrólise de proteínas de Saccharomyces cerevisiae.



Estudo Comprova:

Hidrolisado de Levedura Auxilia na Diminuição do Peso

Estudo conduzido por Jung et al. (2017) avaliaram os efeitos da suplementação de um hidrolisado de levedura em mulheres obesas. 


Resultados:

 

Ø  Após oito semanas, o peso e o IMC foram significativamente reduzidos no grupo tratado com o hidrolisado de levedura (P<0,05);

Ø  O grupo 1 perdeu uma significativa quantidade de massa gorda após as oito semanas de tratamento. Foi de 25,9 kg na linha base para 23,8 kg (p<0,01);

Ø  O grupo tratado com o hidrolisado de levedura também apresentou significativa redução da ingestão de caloria durante as oito semanas de tratamento (P<0,001);

Ø  O grupo 2 desejou comer mais carboidrato (p<0,05) e com maior frequência do que as mulheres do grupo 1 (p<0,05);

Ø  As pacientes do grupo 2 apresentaram uma maior preferência por doces;

Ø  As pacientes tratadas com o hidrolisado de levedura apresentaram uma diminuição significativa na preferência por doces (p<0,05). 


Conclusão:


O estudo concluiu que o hidrolisado de levedura pode induzir a diminuição do peso e da massa gorda em mulheres obesas via diminuição da ingestão calórica. 

Referência:


JUNG, E. Y. et al. (2017). Low dose yeast hydrolysate in treatment of obesity and weight loss. Preventive Nutrition and Food Science, 22 (1), 45-49.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp