Polypodium leucotomos Protege a Pele contra os Efeitos Causados pela Luz Visível

Estudos Científicos
04/mai/2021

Conheça mais sobre o ativo e suas propriedades fotoprotetoras


Polypodium leucotomos Auxilia na Proteção da Pele contra os Efeitos da Luz Visível

Retarda o Aparecimento da Hiperpigmentação Persistente

A luz visível ou espectro visível é a região do espectro captada pela visão humana, sendo a radiação não ionizante de comprimento de onda de 400 a 700 nm. Está localizada entre a radiação ultravioleta e o infravermelho e corresponde a cerca de 44% do total de energia emitida pelo sol. Uma cor é associada a cada frequência de seu espectro, do violeta, de maior frequência e energia, passando pelo azul, verde, amarelo, alaranjado e, por fim, vermelho.

A luz visível possui alto poder de penetração na pele, atingindo as camadas mais profundas da derme e as camadas subcutâneas. Estudos associam a ação da luz visível, próximo a 434 nm, com as radiações UV (UVB e UVA) na indução da formação de câncer de pele melanoma e não melanoma. Acredita-se que o dano oxidativo não ocorra pela absorção da radiação pelo DNA, mas pela geração de fotossensibilizantes geradores de espécies reativas de oxigênio (EROs) e produtos genotóxicos.

A luz visível tem apresentado, ainda, diversos efeitos sobre a pele, como eritema, fotodermatoses, pigmentação e geração de radicais livres, além de indução de danos ao DNA por processos indiretos.

Efeitos de P. leucotomos na Pele

O extrato de Polypodium leucotomos é um dos suplementos orais mais comumente utilizados para a fotoproteção sistêmica.

Em indivíduos saudáveis, a administração oral de P. leucotomos durante 2 dias foi suficiente para proteger a pele contra a exposição UV artificial.

Estudos moleculares demonstraram que P. leucotomos pode diminuir o eritema após exposição UV, principalmente por eliminar espécies reativas de oxigênio e, por fim, atenuar a formação de bases de DNA oxidadas induzidas pela radiação UV. 

Um estudo publicado no periódico internacional Journal of Drugs in Dermatology avaliou se a suplementação com P. leucotomos protege a pele contra os efeitos da luz visível.


Estudo Demonstra

P. leucotomos Protege a Pele contra os Efeitos Causados pela Luz Visível

Um estudo conduzido por Mohammad et al. (2019) teve como objetivo avaliar os efeitos do Polypodium leucotomos na proteção contra os efeitos causados pela luz visível.

Resultados:

Ø  Todos os indivíduos apresentaram pigmentação da pele, hiperpigmentação persistente e bronzeamento tardio, tanto antes quanto após o tratamento com Polypdoium;

Ø  Para doses mais elevadas de luz azul (480 J/cm2), as avaliações espectroscópicas demonstraram uma diminuição estatisticamente significativa na hiperpigmentação persistente e retardo do bronzeamente pós tratamento com Polypodium;

Ø  Também foram observadas redução significativa da COX-2 e diminuição dos marcadores do dano cutâneo após a suplementação com Polypdoium;

Ø  Houve diminuição, porém não significativa dos escores do IGA.

 

Conclusão:

Dados espectroscópicos e imunohistoquímicos indicam que o Polypodium pode ser usado como adjuvante na fotoproteção contra os danos causadas pela luz visível. 


Referências:

MOHAMMAD, TF. et al. Oral Polypodium Leucotomos Extract and Its Impact on Visible Light-Induced Pigmentation in Human Subjects. J Drugs Dermatol. 2019 Dec 1;18(12):1198-1203.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp