Potencial da Astaxantina na Melhora de Parâmetros Cutâneos Associados ao Envelhecimento

Estudos Científicos
13/jan/2023

Aumenta a Capacidade Antioxidante, Melhora a Hidratação e Apresenta Ação Anti-Inflamatória


Potencial da Astaxantina na Melhora de Parâmetros Cutâneos Associados ao Envelhecimento

Aumenta a Capacidade Antioxidante, Melhora a Hidratação e Apresenta Ação Anti-Inflamatória

A astaxantina é um carotenoide que pertence à família das xantofilas, sendo o principal pigmento encontrado em animais aquáticos como crustáceos e Salmonídeos. Os carotenoides constituem um grande grupo de pigmentos naturais presentes em altas concentrações em plantas, algas e micro-organismos. Essas substâncias possuem propriedades antioxidantes potentes e anti-inflamatórias.  A astaxantina possui 40 átomos de carbono e contém dois anéis terminais em uma cadeia de duplas ligações conjugadas. Nos seus anéis terminais, apresenta grupos OH e óxi, tornando a molécula ligeiramente polar. A astaxantina é principalmente utilizada como pigmento nas rações animais na carcinicultura, embora também é utilizada como antioxidante na indústria de alimentos e de fármacos. Tem sido reportado que apresenta uma atividade antioxidante 10 vezes maior do que carotenoides como a zeaxantina, luteína, cantaxantina e ß-caroteno, e 100 vezes maior que a-tocoferol.

A astaxantina possui propriedades anti-inflamatórias e apresenta efeitos contra o câncer e diabetes, proporciona benefícios ao sistema imunológico, a saúde visual e a doenças cardiovasculares.

 

Astaxantina e Envelhecimento da Pele

Os mecanismos relacionados ao envelhecimento da pele incluem a deterioração gradual da função barreira epidérmica, que progride em manifestações visíveis, como perda de elasticidade, desidratação, rugas e atrofia.

A suplementação de astaxantina demonstrou atenuar os efeitos do estresse oxidativo e de nitrogênio, proporcionando efeitos anti-aging e proteção da saúde. Desse modo, devido às diversas propriedades, a Astaxantina protege eficientemente a bicamada lipídica das membranas celulares contra os danos causados pela peroxidação.  Além disso, a Astaxantina exerce ação imunoestimulante e anti-inflamatória.



Estudos Demonstram:

Astaxantina Melhora Parâmetros Associados com o Envelhecimento Cutâneo

Chalyk et al. (2017) conduziram um estudo com o objetivo de avaliarem a ingestão continua do carotenoide antioxidante Astaxantina na morfologia dos Componentes Residuais da Superfície da Pele (RSSCs). Para isso, 31 voluntários, sendo 17 homens e 14 mulheres com idade superior a 40 anos, peso normal, sobrepesados e obesos, receberam durante 4 semanas: astaxantina 4 mg/dose diária. De acordo com os resultados, os níveis plasmáticos de malondialdeído diminuíram consistentemente durante a suplementação de astaxantina. Houve redução nos níveis de descamação de corneócitos e presença microbiana no final do estudo. As alterações em RSSCs correspondem a características da pele associadas a uma idade mais jovem. Os resultados do estudo confirmam que a suplementação contínua de Astaxantina produz efeitos antioxidantes potentes, associados ao rejuvenescimento facial, que é especialmente pronunciado em indivíduos obesos.


Resultados



Referências bibliográficas

CHALYK, NE. et al. Continuous astaxanthin intake reduces oxidative stress and reverses age-related morphological changes of residual skin surface components in middle-aged volunteers.Nutr Res. 2017 Dec;48:40-48. doi: 10.1016/j.nutres.2017.10.006. Epub 2017 Oct 10.


SINGH, KN. et al. Protective effects of astaxanthin on skin: Recent scientific evidence, possible mechanisms, and potential indications. J Cosmet Dermatol. 2020 Jan;19(1):22-27.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp