Resveratrol na Prevenção de Danos Induzidos pela Poluição na Pele

Estudos Científicos
05/out/2021

Promove Efeitos Antioxidantes e Anti-inflamatórios


Poluição na Pele
Efeitos Benéficos do Resveratrol

O material particulado (PM) é um dos principais poluentes nocivos do ar e consiste em uma mistura complexa de partículas sólidas e líquidas de vários tamanhos. Estudos recentes demonstraram que o PM pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças cutâneas, como dermatite atópica, eczema, envelhecimento e pigmentação da pele.

Resveratrol

O resveratrol é um composto polifenólico de ocorrência natural, sintetizado pelas plantas como resposta de defesa a estímulos estressores e infecções fúngicas.

1.    O resveratrol aplicado topicamente penetra na pele de maneira gradativa e é capaz de manter sua eficiência antioxidante e anti-inflamatória;

2.    O resveratrol protege contra os danos induzidos pela radiação UVA e UVB;

3.    Possui propriedades anti-aging e hipopigmentantes;

4.    Neutraliza e inibe a formação de Espécies Reativas de Oxigênio (EROs), tendo uma atividade antioxidante superior a vitamina E.

Estudo Comprova
Resveratrol Reduz os Danos Induzidos por Poluição
Esse estudo avaliou os efeitos do resveratrol na inflamação induzida por PM e seus mecanismos moleculares (SHIN; LEE; NA; HUH et al., 2020).
 Resultados
ü  O resveratrol inibiu a ativação do receptor de aril hidrocarboneto (AhR) induzida por PM e a formação de espécies reativas de oxigênio em queratinócitos;

ü  O resveratrol também suprimiu a resposta inflamatória celular subsequente através da inibição da ativação da proteína quinase ativada por mitogênio;

ü  Consequentemente, o resveratrol reduziu a expressão das citocinas pró-inflamatórias cicloxigenase-2/prostaglandina E2 induzidas por PM, além das metaloproteinases de matriz (MMP) -1, MMP-9 e interleucina-8, que são conhecidas por serem mediadores centrais de várias condições inflamatórias e envelhecimento. 

 Conclusão

Os pesquisadores concluíram que o resveratrol inibe a resposta inflamatória induzida por PM nos queratinócitos humanos, e sugeriam que o resveratrol pode ter potencial para previnir problemas de pele relacionados à poluição do ar. 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp