Rhodiola rosea Auxilia no Gerenciamento do Transtorno Depressivo

Estudos Científicos
04/out/2021

Melhora a Qualidade de Vida e os Sintomas Clínicos


Transtorno Depressivo Maior
Benefícios da Rhodiola rosea

O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é um transtorno mental caracterizado por humor baixo, baixa autoestima e perda do interesse por atividades normalmente prazerosas. Essas alterações costumam ser duradouras e causar prejuízo no funcionamento social, ocupacional, nos hábitos alimentares, no sono e na saúde em geral (YEUNG; HERNANDEZ; MAO; HAVILAND et al., 2018).

A depressão é caracterizada por um curso tipicamente crônico associado com sintomas de ansiedade. A associação desses sintomas pode gerar mais riscos de suicídio e menor taxa de resposta aos tratamentos.


Rhodiola rosea

A Rhodiola rosea é uma planta utilizada tradicionalmente para melhorar a performance física, mental e resistência. Vários extratos da Rhodiola tem demonstrado produzir efeitos antidepressivos interessantes em estudos pré-clínicos e clínicos. (BANGRATZ; AIT ABDELLAH; BERLIN; BLONDEAU et al., 2018).

Estudos farmacológicos demonstraram que as propriedades biológicas da Rhodiola rosea podem ser principalmente atribuídos ao salidrosídeo, que exerce várias funções adaptógenas e atividade neuroprotetora. Outras propriedades da Rhodiola rosea são:


®     Antioxidante;

®     Redutora da hiperglicemia;

®     Redutora do estresse e fadiga;

®     Melhora a imunidade;

®     Protege o Sistema Nervoso Central e Cardiovascular (GAO; WU; LIAO; WANG, 2020).



Estudo Comprova
Rhodiola Auxilia no Gerenciamento da Depressão 

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança da Rhodiola no Transtorno Depressivo Maior (TDM) de leve a moderado (GAO; WU; LIAO; WANG, 2020)


Resultados: 

ü  Houve redução significativa dos escores de Hamilton Depression Rating (HAM-D), Beck Depression Inventory (BDI), e Clinical Global Impression Change (CGI/C) em todos os grupos de tratamento, com diferenças significativas entre eles;

ü  O declínio nos escores HAM-D, BDI e CGI foram melhores no grupo 2 versus 3 e 1.


Conclusão:

Foi possível concluir que a Rhodiola apresentou potencial antidepressivo em pacientes com transtorno depressivo maior, quando administrada em dosagens de 300 a 600 mg ao dia em um período de 12 semanas. A Rhodiola melhorou a qualidade de vida e os sintomas clínicos e a alta dosagem demonstrou ser melhor que a dosagem baixa.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp