Suplementação Rica em Leucina Reduz os Efeitos Negativos do Exercício Excêntrico

Estudos Científicos
03/mai/2021

Entenda como a suplementação atua no controle dos efeitos para pacientes sarcopênicos


Suplementação de Aminoácidos

Fundamental na Regulação da Síntese de Proteínas Musculares

A perda muscular relacionada à idade é caracterizada por uma diminuição progressiva da massa muscular, força e função. Esse declínio contínuo da massa muscular é acompanhado por mobilidade prejudicada e, consequentemente, diminuição da atividade física.

A mobilidade prejudicada tem um impacto importante na qualidade de vida.

Ø  Aumento do risco de quedas e fraturas;

Ø  Aumento da morbidade;

Ø  Perda de independência;

Ø  Depressão;

Ø  Outras consequências adversas.

A sarcopenia é decorrente de diversos fatores, tais como envelhecimento, desnutrição, redução da atividade física, distúrbios de inervação, inflamação subclínica ou de baixo grau e anormalidades metabólicas. 

Suplementação de Aminoácidos

Os aminoácidos afetam positivamente ações fisiológicas, como alterações no sangue e parâmetros físicos durante o exercício.  Evidencias cientificas sugerem que a maior disponibilidade de proteínas ou aminoácidos pode mudar o metabolismo para o anabolismo e, particularmente, aumentar a síntese de proteínas musculares em indivíduos jovens e idosos.

A leucina parece desempenhar um papel fundamental na regulação da síntese de proteínas musculares, e os efeitos mais notáveis ??no metabolismo de aminoácidos no músculo esquelético foram observados para a leucina.


Estudo Comprova

Suplementação Rica em Leucina Reduz os Efeitos Negativos do Exercício Excêntrico

Um estudo paralelo, monocêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado conduzido por Reule et al., (2017) teve como objetivo avaliar o efeito da suplementação de aminoácidos rica em leucina em combinação com treino físico.

Resultados:

ü  A suplementação com leucina resultou em menor perda de força às 0 e 3 horas após a caminhada em declive em comparação com o placebo (p = 0,0439);

ü  A redução da deflexão da relação C2C / CP2 aumentou significativamente (p = 0,038) devido à leucina em comparação com o placebo.

ü  Não foram observados efeitos significativos dos suplementos para dor muscular e CK.

Conclusão:

Os resultados demonstraram que a suplementação de aminoácidos ricos em leucina pode neutralizar os efeitos negativos do exercício excêntrico.


Referência:

Reule CA1, Scholz C2, Schoen C1, Brown N3, Siepelmeyer A1, Alt WW3. Reduced muscular fatigue after a 12-week leucine-rich amino acid supplementation combined with moderate training in elderly: a randomised, placebo-controlled, double-blind trial. BMJ Open Sport Exerc Med. 2017 Mar 8;2(1):e000156. doi: 10.1136/bmjsem-2016-000156. eCollection 2016.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp