Suplementos para o Aumento da Atividade das Enzimas Antioxidantes em Homens Inférteis

Estudos Científicos
08/dez/2021

Aumenta a Capacidade Antioxidante no Fluido Seminal


Suplementação para Melhora dos Parâmetros Antioxidantes Associados à Infertilidade Masculina

Benefícios Antioxidantes do Ácido Alfa-Lipoico na Função Espermática

 

A infertilidade é um problema global que afeta a vida de muitos casais em idade reprodutiva.  O sexo masculino contribui com 40% dos casos de infertilidade. Condições como varicocele, criptorquidismo e hipogonadismo estão entre as principais causas de infertilidade masculina. A causa da infertilidade masculina pode ser de difícil diagnóstico, levando em consideração os diferentes fatores que podem contribuir para o problema. O estresse oxidativo aparenta ser responsável por grande parte dos efeitos negativos sobre os espermatozoides, e está presente em diferentes condições e patologias.


Mecanismos Envolvidos na Infertilidade Masculina

Uma vez que funções, como capacitação e motilidade são altamente dependentes de energia, os espermatozoides têm requisitos de energia muito altos. Muitas condições que afetam negativamente a qualidade do sêmen atuam através da diminuição da disponibilidade de energia pela disfunção mitocondrial. Os espermatozoides também são vulneráveis a Espécies Reativas de Oxigênio (EROs) devido às suas membranas plasmáticas e citoplasma serem ricos em ácidos graxos poli-insaturados. A exposição elevada às EROs resulta em dano e instabilidade da membrana, além de alterações funcionais que causam morte da célula.

 

Ácido Alfa-Lipoico

Estudos indicam que antioxidantes alvo para a mitocôndria, como o ácido alfa-lipoico, podem ser uma estratégia efetiva na redução e prevenção dos efeitos do estresse oxidativo sob a morfologia e motilidade espermática.




Estudo Comprova:

Suplementação de Ácido Alfa-Lipoico Aumenta a Atividade das Enzimas Antioxidantes Associadas à Infertilidade

 

Um estudo conduzido por Haidari et al. (2019) avaliou os efeitos da suplementação de ácido alfa-lipoico na expressão da glutationa S-transferase.


Resultados:

 

ü  A expressão da glutationa S-transferase foi mais elevada no grupo 1 quando comparado com o grupo controle;

ü  A atividade da glutationa S-transferase aumentou e os níveis das EROs foram reduzidas de maneira significativa quando comparado com o placebo no final do estudo;

ü  O grupo 1 mostrou aumento nos níveis de testosterona e diminuição dos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH) e prolactina após 12 semanas.

 

Conclusão:

Após 12 semanas de tratamento a suplementação com ácido alfa-lipoico melhorou os níveis séricos dos hormônios reprodutivos e reduziu de maneira significativa os níveis das espécies reativas de oxigênio e aumentou a atividade da glutationa S-transferase no fluido seminal. 


Referências 

HAIDARI, F. et al. Effect of lipoic acid supplementation on gene expression and activity of glutathione S-transferase enzyme in infertile men. Hum Fertil (Camb). 2019 Jul 11:1-8.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp