Tratamentos Voltados para o Gerenciamento da Neuralgia Pós-Herpética

Estudos Científicos
16/nov/2022

Diminuem os Processos Dolorosos mais Intensos


Gerenciamento da Neuralgia Pós-Herpética

Definição, Incidência, Possível Mecanismo de Ação e Tratamentos Disponíveis

 

A neuralgia pós-herpética (NPH) é uma síndrome definida pela presença da dor neuropática persistente de distribuição dermatômica onde se manifestou previamente um quadro de herpes zoster agudo após 3 meses da desaparição das lesões dérmicas. O quadro agudo de herpes zoster deve-se à reativação do vírus da varicela-zoster que tem permanecido latente no gânglio dorsal desde a primo-infecção infantil que cursou como uma varicela.

 

Na reativação o vírus estende-se central e perifericamente desde o gânglio dorsal produzindo uma intensa inflamação da pele, nervos periféricos e raiz nervosa, podendo alcançar a medula espinhal. Um de cada 10 pacientes com herpes zoster desenvolve uma neuralgia pós-herpética.

 

A incidência e a gravidade do herpes zoster e da NPH aumentam com a deficiência imunológica ou com o envelhecimento da população podendo levar a um alto custo para a saúde, além de gerar grande sofrimento para o paciente devido à dor provocada. Uma compreensão clara dos mecanismos dessa doença pode levar a melhores opções de tratamento


 


Mecanismo de NPH

 

O mecanismo pelo qual ocorre a NPH é a inflamação das células nervosas ganglionares das raízes posteriores com o conseguinte dano regional dos aferentes primários. Os mecanismos básicos da percepção dolorosa são dependentes da existência de estímulos nociceptivos através de fibras aferentes amielínicas (tipo C) e mielínicas (tipo A d).

 

Terapias Usadas na NPH

 

O tratamento do Herpes zoster é baseado no uso de antivirais, que devem ser iniciados nas primeiras 72 horas após o início das lesões para reduzir a gravidade e a duração da fase de erupção e reduzir a intensidade da dor aguda. Já a neuralgia pós-herpética pode ser tratada tópica ou sistemicamente.


Os tratamentos tópicos são baseados em lidocaína e capsaicina. Os tratamentos sistêmicos usados são gabapentina, pregabalina, antidepressivos tricíclicos e, por fim, analgésicos opioides como o tramadol, a morfina, entre outros.


Referências


SAGUI, A. et al. Herpes Zoster and Postherpetic Neuralgia: Prevention and Management. Am Fam Physician. 2017 Nov 15;96(10):656-663.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp