Uso de Tacrolimus como Terapia de Manutenção na Dermatite Seborreica

Estudos Científicos
02/ago/2022

Previne a Ocorrência de Recidivas em Pacientes com Dermatite Seborreica Facial Severa

Tacrolimus

Ação e Benefícios na Dermatite Seborreica

 

A Dermatite Seborreica (DS) é uma desordem de pele frequente com uma prevalência estimada entre 2,5% e 3% na população geral.


Dermatite Seborreica Severa

 Alguns tipos de DS são considerados severos devido à alta recorrência e as vezes o curso crônico.

®  Esses tipos severos de DS promovem maior impacto na qualidade de vida dos pacientes;

® Além disso os pacientes frequentemente usam grandes quantidades de corticosteroides tópicos de forma crônica, resultando em lesões dependentes de corticosteroides e efeitos adversos.

 

Benefícios do Tacrolimus

O tacrolimus, um inibidor da calcineurina, é um imunossupressor local que é usado principalmente no tratamento da dermatite atópica (JOLY; TEJEDOR; TETART; CAILLEUX et al., 2020).


1.  Penetra na célula primariamente por difusão e se liga a uma imunofilina específica chamada de macrofilina-12 ou FKBP-12;


2.   O complexo tacrolimus-imunofilina se liga à calcineurina, uma fosfatase cálcio dependente que desfosforila múltiplas moléculas, incluindo a NF-AT (fator nuclear das células T ativadas);


3.  O NF-AT desfosforilado se transloca para o núcleo, onde se une a sítios específicos do DNA, nas regiões promotoras de vários genes de citocinas, inibindo a transcrição da interleucina-2 (IL-2) e outras citocinas (IL-3, IL-4 e IL-5). Ele também afeta as funções dos basófilos e dos eosinófilos e induz a apoptose das células de Langerhans (CHITTOCK; BROWN; CORK; DANBY, 2015).


Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Tacrolimus é Eficaz na Dermatite Seborreica

 

Esse estudo teve como objetivo comparar a eficácia e tolerância de uma pomada de tacrolimus vs. ciclopirox olamina na terapia de manutenção em pacientes com dermatite seborreica facial severa, após uso de corticosteroides tópicos para redução das lesões (JOLY; TEJEDOR; TETART; CAILLEUX et al., 2020).


Resultados:

ü  Doze de 57 pacientes tiveram pelo menos uma recidiva no grupo do tacrolimus versus 23 pacientes no grupo da ciclopirox olamina;

ü  O tempo médio até a primeira recaída foi de 91,5 dias no grupo de tacrolimus versus 27 dias no grupo de ciclopirox olamina;

ü  Os pacientes do grupo tacrolimus permaneceram mais tempo livre da doença (DFD) comparado aos pacientes do grupo ciclopirox;

ü  De acordo com a avaliação dos pacientes, a média do número de dias cumulativos com lesões de dermatite seborreica no grupo ciclopirox foi 31,6±45,8 versus 24,4±37,4 dias no grupo tacrolimus;

ü  Ainda de acordo com os pacientes, a média do número de dias cumulativos no qual eles tiveram de aplicar corticoides para tratar lesões recidivantes de dermatite seborreica durante essa fase do estudo foi de 15,9±13,0 dias no grupo ciclopirox versus 16,8±14,5 dias no grupo tacrolimus;

ü  Trinta e sete eventos adversos relacionados ao tratamento foram observados em 21 pacientes do grupo 2 e 62 eventos adversos foram observados em 33 pacientes do grupo tacrolimus.

 

Conclusão:

Os pesquisadores concluíram que a aplicação de tacrolimus duas vezes por semana como terapia de manutenção após tratamento com creme de desonida é mais eficaz que o ciclopirox na prevenção de ocorrência de recidivas em pacientes com dermatite seborreica severa.


Referências:

CHITTOCK, J.; BROWN, K.; CORK, M. J.; DANBY, S. G. Comparing the Effect of a Twice-weekly Tacrolimus and Betamethasone Valerate Dose on the Subclinical Epidermal Barrier Defect in Atopic Dermatitis. Acta Derm Venereol, 95, n. 6, p. 653-658, Jul 2015.


JOLY, P.; TEJEDOR, I.; TETART, F.; CAILLEUX, H. C. et al. Tacrolimus 0.1% versus ciclopiroxolamine 1% for maintenance therapy in patients with severe facial seborrheic dermatitis a multicenter, double-blind, randomized controlled study. J Am Acad Dermatol, Sep 30 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade