Ação dos Probióticos nas Patologias Intestinais

Estudos Científicos
25/mar/2021

Propriedades e Mecanismos de Ação


Os probióticos podem afetar nosso ecossistema intestinal, estimulando assim os mecanismos imunológicos e não imunológicos da mucosa intestinal por meio de um antagonismo com os patógenos potenciais.

Há diversos benefícios intestinais, entre eles: o auxílio na digestão dos macronutrientes, melhora da função de barreira intestinal, estímulo da formação dos vilos e microvilos da mucosa intestinal e, consequentemente, da absorção dos nutrientes, alteração do pH local para criar um ambiente desfavorável aos patógenos e favoráveis a sua proliferação, produção de bacteriocinas que eliminam cepas patógenos, modificação do padrão de produção de toxinas de origem patogênica e também competem com os patógenos pelos nutrientes e sítios de adesão.

Para garantir um efeito contínuo e promissor, é recomendável que os probióticos sejam ingeridos de forma diária. A dose dos mesmos pode variar de acordo com a cepa e o produto, sendo conveniente a associação de diversas cepas, pois é possível assim garantir um efeito muito mais interessante quanto comparada a uma cepa isolada.

Resultados

Estudo conduzido por Sadrin et al. (2018) que teve como objetivo a avaliação dos efeitos da suplementação de L. acidophilus em pacientes com síndrome do intestino irritável. Os resultados obtidos foram:

  • Após o período do estudo, os autores concluíram que a suplementação com Lactobacillus acidophilus promoveu redução da dor e do desconforto abdominal avaliados por meio de uma escala analógica virtual;
  • A consistência das fezes melhorou significativamente no grupo 1, assim como a qualidade de vida, que tendeu a ser melhor no grupo 1;
  • A composição fecal foi melhor no grupo probiótico.

Conclusão

Pode-se concluir que a suplementação com L. acidophilus se demonstrou efetiva ao promover alívio dos sintomas gerais da síndrome do intestino irritável, melhorando assim a consistência das fezes. Os efeitos terapêuticos dos probióticos foram ligados também a estabilização da microbiota intestinal.

Referências

Sadrin S1, Sennoune SR2, Gout B3, Marque S4, Moreau J5, Grillasca J1, Pons O6, Maixent JM1. Lactobacillus acidophilus versus placebo in the symptomatic treatment of irritable bowel syndrome: the LAPIBSS randomized trial. Cell Mol Biol (Noisy-le-grand). 2017 Sep 30;63(9):122-131. doi: 10.14715/cmb/2017.63.9.21.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp