Ácido Tranexâmico Oral I Segurança e efeitos colaterais

Bom Dia Ciência
31/ago/2022


Bom dia meus Amigos! Todos em paz?


Quero trazer esse estudo novíssimo sobre o ácido tranexâmico oral, que embora eu sempre diga a versão tópica é super segura, a versão oral deve ser utilizada com mais cuidado.

Os pesquisadores alertam sobre 7 participantes que apresentaram efeitos colaterais dos 42 pacientes que entraram no estudo. Apesar de que eles usam a palavra “apenas” 7 apresentaram efeitos colaterais, mas eu acho um número alto, não diria “apenas”.


Eles também destacam que atualmente, o ácido tranexâmico é aprovado apenas pelo FDA para tratar hipermenorreia e reduzir a perda de sangue em cirurgias, mas pode oferecer às mulheres uma opção terapêutica adicional para tratar o melasma.


Os 42 pacientes tinham tom de pele fototipo III-VI receberam de 650mg de ácido tranexâmico ½ comprimido para ser tomado duas vezes ao dia por via oral.


A maioria dos pacientes teve melhora perceptível em seu melasma. Os efeitos colaterais observados foram dores de cabeça, mal-estar e náusea, desconforto gastrointestinal, congestão, dormência nas pernas, hipomenorreia e hipermenorreia. Os pacientes que experimentaram efeitos colaterais desagradáveis interromperam o uso de TXA oral e tiveram seus sintomas aliviados.


Apesar dos efeitos colaterais, a conclusão foi que ácido tranexâmico oral é uma opção de tratamento segura e eficaz para pacientes com melasma persistente.


Fica a minha dica de estudo hoje.

Abraços


Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp