Adição de Mio-inositol ao Selênio em Pacientes com Tireoidite de Hashimoto

Estudos Científicos
16/jan/2023

Potencializa os Efeitos do Selênio na Melhora da Função Tireoidiana em Indivíduos com essa Patologia


Adição de Mio-inositol ao Selênio em Pacientes com Tireoidite de Hashimoto

Potencializa os Efeitos do Selênio na Melhora da Função Tireoidiana em Indivíduos com essa Patologia

A tireoide é um dos sistemas endócrinos responsável pela produção e controle de hormônios. Tem efeito sobre a imunidade, a circulação, os níveis de energia, a regulação da glicose, o controle do crescimento, o desenvolvimento e metabolismo em todo o corpo.

 

Tireoidite de Hashimoto

 

A Tireoidite de Hashimoto (TH) é desencadeada por resposta imune contra os autoantígenos tireoglobulina (TG) e tireoperoxidase (TPO). Ocorre infiltração glandular maciça por células do sistema imune e as citocinas produzidas por linfócitos Th1 atuam na destruição das células tireoidianas por apoptose, mediadas por células T citotóxicas CD8, além de inibirem a captação de iodo e a liberação de hormônios tireoidianos pelos tirócitos. Na tireoidite de Hashimoto, os anticorpos anti-TPO e anti-TG podem pertencer às quatro subclasses de IgG (imunoglobulinas) e, com isso, tanto a resposta Th1 como a Th2 poderiam estar envolvidas.

 

Selênio e Tireoide

 

O papel bioquímico do selênio foi estabelecido como componente do sítio ativo da selenoenzima Glutationa Peroxidase (GSH-Px), que catalisa a redução de peróxidos e, também faz parte da enzima Iodotironina 5’ – desiodase tipo I, envolvida no metabolismo da tireoide, tiorredoxina redutase e das selenoproteínas P e W, entre outras. A selenoproteína P tem uma função metabólica que ainda não foi totalmente elucidada, no entanto, acredita-se que a mesma atue como transportadora de selênio e até como antioxidante.


Mio-Inositol e Tireoide

 

Já os derivados do inositol, como o mio-inositol, são importantes para inúmeras atividades celulares, incluindo morfogênese, metabolismo da glicose e regulação da proliferação celular. O inositol está envolvido na síntese de vários hormônios (insulina, gonadotrofinas e o hormônio tireoide estimulante – TSH). Em particular, alterações no metabolismo do inositol podem afetar negativamente a biossíntese, estocagem e secreção dos hormônios tireoidianos. O mio-inositol é um precursor dos fosfoinositídeos, que são mediadores de sinalização das vias do fosfatidilinositol. Esta substância é um segundo mensageiro para o fosfatidilinositol trifosfato (IP3), que modula a liberação de cálcio intracelular e atua como uma molécula de acoplamento para várias proteínas de transdução de sinal. Algumas análises têm demonstrado que o mio-inositol, devido às suas propriedades de sinalização, pode auxiliar nas vias de proteção da tireoide em pacientes com TH.



Estudo comprova

Pace et al. (2020) conduziram um estudo que teve como objetivo avaliar se o mio-inositol pode aumentar os efeitos protetores do selênio em pacientes com TH e, desta forma, diminuir a progressão para o hipotireoidismo. 


Resultados

Comparado com a linha base, os níveis do hormônio TSH aumentaram significativamente nos pacientes não tratados, mas reduziram em 31% e 38%, respectivamente, nos pacientes tratados somente com seleniometionina e com seleniometionina e mio-inositol (p<0,001);


- No grupo tratado com seleniometionina e mio-inositol a redução do TSH foi notada mais cedo do que quando comparada com o grupo que recebeu somente seleniometionina;


- As análises densitométricas realizadas pelas imagens do ultrassom da tireoide mostraram uma melhora no grupos 1 e 2 quando comparado com o grupo 3.


Conclusão

O tratamento com seleniometionina foi efetivo em pacientes com TH, e este efeito pôde ser melhorado quando a seleniometionina foi combinada com mio-inositol.


Referêncas bibliográficas

PACE, C. et al. Role of selenium and myo-inositol supplementation on autoimmune thyroiditis progression. Endocr J. 2020 Jul 15. doi: 10.1507/endocrj.EJ20-0062. Online ahead of print.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp