Altas Doses de Vitamina D Oral em Pacientes com Psoríase

Estudos Científicos
10/abr/2024

Reduz a Severidade dos Sinais Clínicos e a Inflamação Sistêmica


Psoríase

Benefícios da Suplementação com Vitamina D

 

 

Clinicamente, a psoríase geralmente se manifesta como psoríase em placas. Histologicamente, a psoríase em placas é caracterizada por hiperproliferação e diferenciação de queratinócitos epidérmicos, bem como por infiltração de células inflamatórias na pele, incluindo neutrófilos, células dendríticas e linfócitos T.

 

Patogênese da Psoríase

Os fatores ambientais desencadeantes desconhecidos alteram o peptídeo antimicrobiano LL37, peptídeo melanocítico ADAMTS-like protein 5 e outras biomoléculas de queratinócitos para atuar como autoantígenos com potencial para induzir a expressão de IL-17A por células T reativas através do eixo IL-23/Th-17.


As citocinas Th17, especialmente IL-17A, IL-17F e IL-22, através de uma complexa influência em diferentes células imunes da imunidade inata e adaptativa, bem como em células não imunes (queratinócitos, fibroblastos e células endoteliais) promovem a características típicas das lesões psoriáticas da pele.


Nesse contexto, os queratinócitos ativados orquestram as respostas imuno-inflamatórias subsequentes com a produção de vários mediadores, como AMPc, citocinas pró-inflamatórias (IL-1, IL-6 e TNF-a), quimiocinas (IL-8/CXCL8, CXCL11 e CCL20), IL-17C (um único queratinócitos citocina) e proteínas S100A, que aumentam ainda mais a migração de células imunes para a lesão psoriática, ativam células estromais na camada da derme e induzem a angiogênese.


Suplementação de Vitamina D

Os receptores de vitamina D (VDR) estão localizados em vários tecidos e órgãos. A suplementação de vitamina D tem sido utilizada na psoríase há anos e o mecanismo de sua eficácia inclui:

ü  Ligação ao VDR dos queratinócitos epidérmicos, induzindo sua diferenciação. Ao mesmo tempo, inibe sua proliferação e, assim, rompe o eixo inflamatório IL-23/IL-17;

ü  Efeito imunomodulador sobre monócitos, macrófagos, linfócitos T e células dendríticas;

ü  Dados mais recentes mostram uma relação inversa entre os níveis sanguíneos de vitamina D e Hcy na população geral, bem como em uma série de condições patológicas.


Estudo Comprova

O objetivo deste estudo clínico e prospectivo foi investigar os efeitos de altas doses de suplementação de vitamina D sobre os parâmetros do metabolismo da homocisteína (Hcy) e citocinas em  pacientes com psoríase.


Resultados

ü  Os resultados mostraram que a gravidade dos sinais clínicos, medida pelo índice de gravidade da área de psoríase (PASI), foi consideravelmente melhorada em pacientes após a suplementação de vitamina D;

ü  Após a suplementação de vitamina D, a maioria dos pacientes (n = 25 ou 62,5%) apresentou forma clínica leve (p < 0,001);

ü  Após doze semanas do período de intervenção, houve aumentos significativos nos níveis séricos de vitamina D e B12 em comparação com os níveis que haviam sido avaliados no início do estudo (56,77±14,66 nmol/L e 301,08±95,02 pg/mL vs. 103,85±32,20 nmol/L e 362,81±118,56 pg/mL, respectivamente; p < 0,001);

ü  Além disso, os níveis séricos de Hcy e folato foram significativamente menores no final do estudo em comparação com os níveis iniciais (12,45±1,92 µmol/L e 8,01±3,88 mg/mL vs. 10,38±1,66 µmol/L e 6,27±2,60 mg /ml, respectivamente);

ü  Altas doses de suplementação de vitamina D levaram a uma diminuição significativa nas citocinas pró-inflamatórias (IFN-?, TNF-a, IL-1ß, IL-6, IL-8 e IL-17) e proteína C-reativa de alta sensibilidade (hsCRP), enquanto a produção de citocinas anti-inflamatórias (IL-10, IL-5) foi regulada positivamente.

 

Conclusão

A suplementação com altas doses de vitamina D pode ser uma das possíveis medidas preventivas e terapêuticas para reduzir a inflamação sistêmica em pacientes com psoríase.


Referências bibliográficas

PRTINA, A.; RAŠETA SIMOVIC, N.; MILIVOJAC, T.; VUJNIC, M. et al. The Effect of Three-Month Vitamin D Supplementation on the Levels of Homocysteine Metabolism Markers and Inflammatory Cytokines in Sera of Psoriatic Patients. Biomolecules, 11, n. 12, Dec 11 2021.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp