Alternativa Fitoterápica na Ceratose Actínica

Estudos Científicos
27/jul/2023

P. leucotomos Aumenta os Benefícios da Terapia Fotodinâmica


Uso de Fitoterápico na Ceratose Actínica

P. leucotomos Auxilia no Tratamento dessa Patologia


As ceratoses actínicas são lesões displásicas de queratinócitos que ocorrem na pele em consequência da exposição crônica à luz solar. Seu risco de desenvolvimento é aumentado pela imunossupressão e idade avançada. As lesões podem apresentar mutações genéticas, geralmente seguidas do desenvolvimento de tumores.


Existem muitos tratamentos disponíveis para esta condição. A terapia fotodinâmica (PDT) tem se mostrado uma das opções mais eficazes, no entanto, existem preocupações a seu respeito, devido ao seu potencial de levar a danos mutagênicos no DNA ou imunossupressão, levando à falha da terapia, com consequente recorrência da doença.


Fatores Desencadeantes

A ceratose actínica ocorre principalmente em caucasianos que estão cronicamente expostos à radiação solar e identifica os grupos de risco para desenvolvimento de câncer de pele.

 

Também influem no aparecimento dessas lesões, fatores como idade, sexo, grupo étnico, hábito de fumar, abuso de álcool, distribuição geográfica, agressão física persistente e entre outros.


Polypodium leucotomos 

Os efeitos benéficos do P. leucotomos também têm sido demonstrados em desordens pigmentares e também na ceratose actínica.

 

Polypodium leucotomos em Pacientes com Ceratose Actínica

 O extrato de Polypodium leucotomos tem mostrado exercer potente atividade fotoprotetora oral, reduzindo a mutagênese e a imunossupressão UV-induzidas. Por isso, foi avaliada sua eficiência, em associação com a PDT, no aumento da eficácia terapêutica e na redução da recorrência da doença em pacientes com ceratose actínica.


Estudo Comprova

Um estudo conduzido por Auriemma et al. (2015) teve como objetivo avaliar a capacidade do Polypodium leucotomos em aumentar a eficácia da terapia fotodinâmica (PDT) na redução da recorrência da ceratose actínica.


Resultados

Ø  Ambos os grupos foram homogêneos em termos de fototipo de pele e exposição à radiação UV;

Ø  Ambos os tratamentos conseguiram reduzir o número de lesões da ceratose actínica nos dois grupos avaliados (p<0,01);

Ø  Entretanto, a suplementação com Polypodium aumenta de sucesso da terapia fotodinâmica quando comparado com os pacientes tratados com placebo e a PDT (p=0,040).

 

Conclusão

A suplementação com Polypodium leucotomos melhora os efeitos da PDT e diminui a recorrência da ceratose actínica após seis meses de tratamento. 


Referências bibliográficas

AURIEMMA, M. et al. Polypodium leucotomos supplementation in the treatment of scalp actinic keratosis: could it improve the efficacy of photodynamic therapy? Dermatol Surg. 2015 Aug;41(8):898-902. doi: 10.1097/DSS.0000000000000425.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp