Antioxidantes no Gerenciamento da Migrânea

Estudos Científicos
25/ago/2021

Eficácia Comprovada na Redução da Severidade, Frequência e Duração dos Episódios


Migrânea

Uso de Antioxidantes em seu Gerenciamento

 

A migrânea pode ser definida como uma desordem neurovascular cerebral, complexa e multifatorial, caracterizada pelo comprometimento no processamento da informação no cérebro, bem como dor hemicraniana unilateral recorrente que ocorre nos ataques. 


Mecanismos Envolvidos na Etiopatogenia Migrânea


®     Alimentos;

®     Fatores ambientais;

®     Alterações hormonais;

®     Macro e Microelementos;

®     Alterações da glicemia;

®     Genes;

®     Oxidantes


Em consequência das alterações na homeostase cerebral, ocorre ativação do hipotálamo que leva à ruptura e alteração da excitabilidade cortical e do tronco cerebral, o que ativa o tronco cerebral e resulta em dores de cabeça.

 

Estresse Oxidativo

 

O estresse oxidativo é um dos fatores que levam ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e neuroinflamatórias do sistema nervoso central. Além disso, diversos estudos também apresentaram parâmetros de estresse oxidativo em pacientes com migrânea.

 

Antioxidantes no Gerenciamento da Migrânea

 

A migrânea é uma desordem multifatorial e, por isso, não existe um tratamento único que seja eficaz em todos os casos. Recentemente, os nutracêuticos (incluindo vitaminas e suplementos) tem ganhado atenção no tratamento da migrânea por sua ação antioxidante.




Estudos Comprovam

Antioxidantes Eficazes no Gerenciamento da Migrânea


Vitamina C - Redução do risco de Síndrome Complexa de Dor Regional (SCDR); Redução da frequência e severidade das dores de cabeça; Melhora significativa da frequência e severidade das dores de cabeça.

Curcumina - A suplementação de ácidos graxos e a curcumina promoveram downregulation de TNF-a mRNA e nos níveis séricos de TNF-a.

Coenzima Q10 - Aumento da concentração plasmática de CoQ10 e redução da frequência de episódios de cefaleia; Após três meses, houve redução da severidade da migrânea;  Redução da frequência dos episódios de migrânea juntamente com redução da duração de um único episódio.

Ginkgo biloba -  Houve Redução da frequência dos episódios de migrânea. Além disso, 42,2% dos pacientes relataram falta de episódios de migrânea após o término do estudo.


Referências Bibliográficas

 

GOSCHORSKA, M.; GUTOWSKA, I.; BARANOWSKA-BOSIACKA, I.; BARCZAK, K. et al. The Use of Antioxidants in the Treatment of Migraine. Antioxidants (Basel), 9, n. 2, Jan 28 2020.

 




Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp