Associação Nutracêutica para o Controle dos Distúrbios Metabólicos

Estudos Científicos
20/set/2021

Controla o Metabolismo da Glicose e o Conteúdo Lipídico Alterado


Uso de Nutracêuticos na Disglicemia

Associação de Diferentes Compostos Promovem Resultados Mais Significativos no Controle dos Distúrbios Metabólicos

 

O status euglicêmico é controlado por balanço de dois hormônios: glucagon, agente hiperglicemiante secretado pelas células alfa-pancreáticas e a insulina, agente hipoglicemiante secretado pelas células beta-pancreáticas. O tecido muscular, adiposo e o fígado têm a capacidade de captar a glicose. A variação do balanço glicêmico (disglicemia) pode acarretar em desordens cardiovasculares. O uso de associações de nutracêuticos pode contribuir para o equilíbrio da disglicemia e prevenir o aparecimento de desordens metabólicas e cardiovasculares.

 

Curcumina, Berberina, Inositol, Picolinato de Cromo e Banaba na Disfunção Metabólica

 

Vários estudos demonstraram que o uso da berberina, banaba ou picolinato de cromo melhoram a disglicemia, a resistência à insulina, os parâmetros antropométricos e o metabolismo lipídico.

 

Berberina: pode melhorar a disglicemia pela ativação da proteína quinase ativada pela adenosina monofosfato (AMPK) e aumento da fosforilação do receptor da insulina. Esses fatores acarretam melhora da sensibilidade à insulina.

Banaba: os efeitos hipoglicemiantes desse fitoterápico são atribuídos ao ácido corosólico. Estudos em animais demonstram que os componentes ativos, principalmente o ácido corosólico, da banaba estimulam a captação da glicose pelos adipócitos de ratos.

Quanto ao cromo, é um cofator necessário para muitas ações da insulina, pois promove à sua ligação aos receptores presentes nas células musculares estriadas, nos adipócitos e também nos hepatócitos. O cromo contribui para a fosforilação desses receptores. Esse processo permite melhor utilização da glicose e por fim, melhora dos níveis desse açúcar.

Já a curcumina melhora a sensibilidade à insulina e apresenta efeitos positivos em distúrbios metabólicos relacionados a ela, como controle do metabolismo lipídico, diminuição da tolerância à glicose e estimula a secreção do GLP-1 (Glucagon-like peptide-1). O GLP-1 é uma incretina derivada do produto da transcrição do gene de pró-glucagon. A maior fonte de GLP-1 no corpo são células enteroendócrinas que secretam GLP-1 como um hormônio do trato gastrointestinal. Este hormônio é um potente hormônio anti-hiperglicêmico.

Em relação ao inositol, foi demonstrado que ele desempenha uma função de segundo mensageiro da insulina. Estudos demonstram que esse composto aumenta a sensibilidade à insulina e diminui os fatores de risco cardiovasculares em mulheres com a síndrome dos ovários policísticos, diabetes gestacional e síndrome metabólica pós-menopausa.

Um estudo publicado no periódico Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity: Targets and Therapy avaliou o uso dessas substâncias associadas em pacientes com disglicemia.


 


Estudo Comprova:

Combinação Nutracêutica Reverte de Maneira Significativa a Disglicemia

 

Estudo conduzido por Derosa et al. (2020) avaliou os efeitos de uma combinação de nutrientes (berberina, curcumina, inositol, banaba e picolinato de cromo) na melhora do status glicêmico em pacientes com disglicemia. 


Resultados:

 

Ø  A diminuição da glicose plasmática em jejum e pós-prandial foi observada no grupo tratado com a combinação nutracêutica (p<0,05 vs. linha base e p<0,05 vs. placebo, respectivamente;

Ø  Foi observada também redução da hemoglobina glicada, e da insulina plasmática em jejum no grupo 1 (p<0,05 vs. linha base e p<0,05 vs. placebo, respectivamente);

Ø  Também foi observada uma diminuição do Homeostatic model assessment (HOMA) no grupo 1 (p<0,05 vs. linha base e p<0,05 vs. placebo, respectivamente);

Ø  Foi notado no grupo 1 uma melhora significativa nos níveis relacionados com a sensibilidade à insulina (p<0,05 vs. linha base e p<0,05 vs. placebo, respectivamente);

Ø  Houve melhoras também no colesterol total (p<0,05 vs. linha base) e triglicerídeos (p<0,05 vs. linha base e p<0,05 vs. placebo, respectivamente);

Ø  Finalmente, a proteína c-reativa de alta sensibilidade foi reduzida após três meses no grupo tratado com a combinação nutracêutica (p<0,05 vs. linha base e p<0,05 vs. placebo, respectivamente);

 

Conclusão:

A combinação de berberina, curcumina, inositol, banaba e picolinato de cromo pode ser útil na melhora do metabolismo da glicose, dos níveis de colesterol total e de triglicerídeos. Foi notado também melhora do status inflamatória em pacientes com disglicemia. 


Referências Bibliográficas

 

DEROSA, G. et al. An Evaluation of a Nutraceutical with Berberine, Curcumin, Inositol, Banaba and Chromium Picolinate in Patients with Fasting Dysglycemia. Diabetes Metab Syndr Obes. 2020 Mar 3;13:653-661.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp